São Paulo, sexta-feira, 28 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Striptease' seduz menos que o esperado

PATRICIA DECIA
DE NOVA YORK

Para fazer "Striptease", que estréia hoje nos Estados Unidos, Demi Moore, a mulher mais bem paga de Hollywood, recebeu US$ 12,5 milhões. Em cena, ela não tira toda a roupa, mas mostra várias vezes as partes íntimas.
O corpo de Moore -que apareceu na TV e em fotos exibindo a silhueta musculosa coberta com um biquíni- parece ser mesmo o maior atrativo do lançamento.
Baseado no livro de Carl Hiassen, "Striptease" se propõe a ser uma comédia sobre "sexo, polícia, ganância, vingança e assassinato". Até agora, as críticas da imprensa norte-americanas não foram as melhores, classificando os personagens de caricatos.
Em uma emissora de televisão, o crítico fez até um trocadilho dizendo que o tempo todo só pensava em gritar "tira, tira", mas para o projetista.
Moore é Erin Grant, uma ex-funcionária do FBI que perde o emprego e a custódia de sua filha Angela, interpretada por Rumer Willis, filha de Moore e de Bruce Willis. Para conseguir dinheiro rápido, Grant vira uma striper num clube do sul da Flórida.
Moore conta que visitou vários locais de striptease durante a pesquisa para fazer seu personagem. Segundo ela, a noção de que essas profissionais são viciadas em álcool ou drogas é falsa.
A atriz afirmou ter conhecido mulheres que escolhem fazer striptease como uma opção bem remunerada e que proporciona mais tempo para cuidar dos filhos.
Burt Reynolds faz David Dilbeck, um congressista corrupto, cafona e obcecado por Moore, que é reconhecido no clube de striptease e começa a ser chantageado. Segundo os produtores, ele se ofereceu para o papel, pedindo uma audição. O ator afirmou que cresceu no sul da Flórida cercado por vários políticos com as características de seu personagem. Reynolds adicionou ao seu currículo o fato de ter namorado uma striper.
O filme envereda para policial quando Jerry Killian, o chantagista, é assassinado a mando do braço direito de Burt Reynolds. Armand Assante ("Os Reis do Mambo") entra na história como o policial que vai investigar o crime e acaba virando amigo da striper.
Uma super campanha publicitária foi montada para o lançamento de Striptease. Uma das maiores preocupações dos produtores é dissociar o filme da imagem deixada por "Showgirls", de Paul Verhoeven, lançado no ano passado e que levou o prêmio de pior do ano.
"Showgirls", cujos personagens também são dançarinas, é identificado como extremamente erótico, quase pornográfico. É dessa classificação que os produtores de "Striptease" querem fugir.
Moore nega qualquer semelhança entre os filmes e entre sua imagem. A atriz acabou de raspar completamente o cabelo para interpretar uma mariner no novo filme de Ridley Scott, "G.I.Jane".

Texto Anterior: The Who volta a tocar depois de sete anos; Enciclopédia sobre a mulher sai nos EUA; Dois livros de poesia são lançados hoje
Próximo Texto: Para produtor, "Corcunda" inova
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.