São Paulo, sexta-feira, 28 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para produtor, "Corcunda" inova

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

Quasímodo pode ser o personagem principal da história, mas quem rouba a cena em "O Corcunda de Notre Dame", produção dos estúdios Disney que estréia hoje, é a cigana Esmeralda.
"Chegamos a pensar em deixar Esmeralda ficar com Quasímodo no final, mas conhecemos nossa audiência", disse ontem à Folha Don Hahn, produtor do filme e de outros megasucessos do estúdio, como "O Rei Leão" e "A Bela e a Fera".
Mesmo com o tradicional final feliz, "O Corcunda de Notre Dame" inova no perfil dos personagens: Esmeralda -uma sensual morena de olhos verdes dublada por Demi Moore- é quem assume as funções tradicionalmente "masculinas".
"Ela é uma mulher mais velha, não uma adolescente como as outras heroínas Disney. Esmeralda tem um passado", disse Hahn.
Outra novidade: Febo (dublado por Kevin Kline) foge do estereótipo do príncipe encantado.
"Ele tem cerca de 40 anos, é um homem experiente. Pela primeira vez um herói Disney tem barba e um nariz que parece ter sido quebrado", disse Randy Fulmer, coordenador artístico dos Estúdios Disney.
"À cada dia nossas ambições são maiores. No 'Rei Leão', a cena do estouro da manada de búfalos foi feita repetindo-se a imagem de um único búfalo várias vezes, em tamanhos e ângulos diferentes. Já a multidão de 'O Corcunda' tem vários tipos humanos: uns são altos, outros são gordos. São 5.000 pessoas diferentes", disse Fulmer.
A agenda de novos lançamentos dos Estúdios Disney já está fechada até o ano 2000. Em 1997, o estúdio lançará "Hércules". Em 1998, "À lenda de Mulan", adaptação de uma história do folclore chinês. Para 1999, está previsto o lançamento de "Tarzan".
O ano 2000 marcará a primeira incursão dos estúdios no gênero ficção científica.

Texto Anterior: 'Striptease' seduz menos que o esperado
Próximo Texto: "A Isca" seduz por não teorizar a violência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.