São Paulo, sábado, 29 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palpitação faz estudante reduzir jogo de tênis

LUCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

A estudante Juliana Nunes Garcia, 17, afirma que sente palpitação, falta de ar e a vista escurecer desde os 15 anos, mas só agora procurou um médico.
Juliana foi orientada pelo médico a reduzir o ritmo dos exercícios que praticava. Hoje, em vez de duas vezes por semana, ela joga tênis só uma vez e, se sente alguma coisa, pára imediatamente a aula, que faz perto de sua casa, no Ipiranga (zona sul).
"Algumas vezes, quando eu estava jogando basquete, sentia minha vista escurecer e meu coração bater mais rápido. Eu achava que era pressão baixa. Contei para a minha mãe, e então fomos ao médico. Descobri que era um problema no coração."
A menina, que cursa o 3º ano do 2º grau, afirma que nunca tinha feito um exame médico "mais completo" nem na escola nem no clube que frequenta.
"Já fiz exame para fazer aulas de natação, mas são aqueles exames em que eles só olham o pé e as mãos para ver se você tem alguma micose."
Pelo diagnóstico da cardiologista, Juliana tem um pequeno defeito na válvula mitral.

Texto Anterior: Mal cardíaco afeta 21% de jovens atletas
Próximo Texto: Alguns problemas não apresentam sintoma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.