São Paulo, sábado, 29 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marcos Rey é o intelectual do ano

Escritor ganha o Troféu Juca Pato

DA REDAÇÃO

O escritor Marcos Rey é o ganhador do Troféu Juca Pato, que premia o intelectual do o ano.
A premiação é promovida pela União Brasileira de Escritores (UBE) e Folha. Marcos Rey concorreu com o antropólogo Darcy Ribeiro. Foram três votações que definiram o ganhador. Marcos Rey obteve um total de 330 votos e Darcy Ribeiro, 233.
A contagem final foi divulgada no final da tarde de ontem.
Puderam votar todos os escritores brasileiros, independentemente de filiação à UBE. Os votos foram dados dados pessoalmente na UBE ou por correio.
As candidaturas de Ribeiro e Rey, únicos concorrentes, foram feitas por indicação de mais de 30 filiados à UBE, como determina o regulamento.
Rey
Premiado em 1994 com o prêmio Jabuti, na categoria conto, pelo trabalho "O Último Mamífero do Martinelli", Marcos Rey foi um dos idealizadores do Troféu Juca Pato, em 1962.
Juca Pato é um personagem criado pelo caricaturista Belmonte, que este ano completaria cem anos de nascimento.
Autor de uma obra que persegue diferentes gêneros, tem como um de seus mais famosos romances os livros "O Mistério do Cinco Estrelas", "Um Cadáver Ouve Rádio" (no gênero infanto-juvenil) e, ainda, "Memórias de um Gigolô".
Este romance foi adaptado pelo próprio autor e Walter George Durst, para a Rede Globo, em 1986, com direção de Walter Avancini.
Para a TV, realizou ainda roteiros para o seriado "Sítio do Picapau Amarelo" e a adaptação do romance "A Moreninha", de Joaquim Manoel de Macedo, em 1976.
Um de seus últimos trabalhos foi um romance policial: "Os Crimes do Olho de Boi". Mais informações sobre a premiação podem ser obtidas na sede da UBE (r. Barão de Itapetininga, 262, 3º andar, CEP 01042-000) ou pelo telefone (011) 259-9843.

Texto Anterior: Tears for Fears retorna sem Curt Smith
Próximo Texto: "Trainspotting" virá ao Rio Cine em julho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.