São Paulo, sábado, 29 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tears for Fears retorna sem Curt Smith

MARISA ADÁN GIL
DA REPORTAGEM LOCAL

O Tears for Fears faz três apresentações em São Paulo a partir da próxima segunda-feira.
A banda, que já passou pelo Rio e Porto Alegre, fará ainda um show único em Brasília, no ginásio Nilson Nelson, no dia 6.
Em entrevista concedida à Folha por telefone do Rio, Orzabal, 34, disse que a turnê pode funcionar melhor aqui do que nos EUA.
Ele espera que o público brasileiro se identifique com os ritmos latinos de seu último disco, "Raoul and the Kings of Spain" (1995).
Todos os hits do Tears for Fears estarão no show, segundo o cantor. Depois que se separou de Curt Smith, em 1992, Orzabal carrega sozinho o nome da banda.
A dupla formou o Tears for Fears em 1982, na cidade de Bath, Inglaterra. Os dois eram amigos de infância e diziam se inspirar na terapia do grito primal do psicoterapeuta Arthur Janov.
Na sequência, lançaram seu disco de maior sucesso. "Songs From The Big Chair", álbum de 1985, colocou duas músicas no primeiro posto da parada norte-americana: "Everybody Wants to Rule The World" e "Shout".
Levou quatro anos até que a dupla lançasse um trabalho novo. "The Seeds of Love" (1989) foi destrúido pela imprensa, que os acusou de estarem plagiando os Beatles na faixa-título.
Mesmo assim, fizeram sucesso com "Woman In Chains", que tinha a participação especial da cantora Oleta Adams.
Em 88, pouco antes do lançamento desse disco, a dupla havia visitado o Brasil, participando do segundo Hollywood Rock.
Uma coletânea -"Tears Roll Down", de 92- antecedeu a separação, nada amistosa. Na época, Orzabal acusou Curt de ser apenas um homem de negócios.
Até hoje, mantém a versão. "Sempre fiz tudo sozinho. É uma pena que eu não tenha começado como um artista solo."
Por enquanto, seu Tears for Fears conseguiu sucesso apenas mediano. Nenhum dos dois últimos discos -"Elemental", de 1993, e "Raoul", de 1995- teve grandes hits.
"Não acho que 'Songs From the Big Chair' seja o melhor disco, apesar de ter vendido mais", diz Orzabal. "Nossa melhor produção está em 'The Seeds of Love'."
A segunda visita do grupo ao Brasil é acompanhada pelo lançamento da coletânea "Saturnine Martial & Lunatic", que traz lados B de compactos.

Show: Tears for Fears
Quando: dias 1º, 2 e 3 de julho, às 21h30
Onde: Olympia (r. Clélia, 1.517, tel. 864-8544)
Preços: R$ 30 a R$ 60

Texto Anterior: Ravi Coltrane encara sombra do pai
Próximo Texto: Marcos Rey é o intelectual do ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.