São Paulo, sábado, 29 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gertrude explora o humor britânico

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

"Gertrude Show" é um espetáculo de bonecos para adultos idealizado pelas artistas israelenses Revital Ariely e Yael Inbar.
Festejado este ano no Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela (RS), o espetáculo "Gertrude Show" terá apresentação única hoje, às 21h, no Sesc Ipiranga.
Duas artistas da academia de artes e design de Jerusalém se encontraram por causa de um interesse comum: trabalhar as diferentes técnicas de manipular os bonecos.
"Queríamos trabalhar com imagens em terceira dimensão e com vida. Só podiam ser bonecos de animação", disseram. Yael e Revital formaram assim, há cerca de três anos, o grupo The Minuteman.
Revital é pintora, escultora, coreógrafa e é quem confecciona os bonecos do espetáculo. Yael é atriz, diretora de teatro, coreógrafa e bailarina. É ela quem dá -literalmente- corpo aos bonecos: Gertrude, personagem feita de esponja na sua parte superior, até a cintura, faz das pernas de Yael as suas.
Esquetes
O espetáculo é composto de três esquetes. O primeiro é a história de uma velha solitária, que em seu pequeno universo, dentro de sua casa, trava um luta solitária pelo último ovo enquanto se envolve em uma fábula sobre um distante reino com princesa e cavaleiros.
As mãos da boneca são as mãos de Yael e sua cabeça é manipulada pelo seu pé esquerdo. "Comecei a criar a personagem a partir da posição do meu corpo. Minha postura é parecida com a postura da boneca", afirmou Yael em entrevista à Folha.
O segundo episódio acontece em uma pequena plataforma montada no centro do palco.
Os bonecos, desta vez, são feitos com as mãos e pés de Yael, que usa pequenas luvas como figurino e dedais como sapatos.
No terceiro e último esquete, entra em cena Gertrude, uma lady digna de sotaque, atitude, olhar e humor britânicos.
Gertrude vive um processo de descobrimento de seu corpo -o de Yael- feito desse estranho tecido chamado pele.
Yael usa roupas pretas, mas seu rosto fica aparente para integrar sua voz e expressão ao espetáculo. "Percebi que a interpretação com bonecos fica melhor quando faço mímica."
Ela começou desenvolvendo as características das personagens com ensaios em frente ao espelho. "Demorei a me acostumar com isso. Todas as vezes que via o reflexo sentia como se fosse uma terceira pessoa que estava ali. Não parecia um boneco manipulado por mim", disse.
A idéia de fazer um espetáculo composto de bonecos de tamanhos diferentes tem o objetivo de servir como uma brincadeira com a platéia. "Às vezes o público esquece que tem gente de verdade dentro dos bonecos", afirmou Revital.

Evento: Festival Internacional de Teatro de Animação
Espetáculo: Gertrude Show (em inglês)
Quando: hoje, às 21h
Onde: Sesc Ipiranga (r. Bom Pastor, 822, tel. 011/273-1633)

Texto Anterior: Maya Angelou ganha tradução
Próximo Texto: Pré-estréias esquentam a temporada de inverno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.