São Paulo, domingo, 30 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Restituição ativa economia

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

A entrada na economia de cerca de R$ 1,8 bilhão de restituição do Imposto de Renda nos próximos seis meses, como promete a Secretaria da Receita Federal, é uma das razões citadas por consultores para a retomada da economia no segundo semestre de 96.
Outras razões para essa expectativa são as seguintes:
1) Mais dinheiro na economia, com as medidas adotadas pelo Banco Central para facilitar o crédito, como a liberação dos prazos de financiamentos.
2) Juros reais nos financiamentos um pouco mais baixos do que no início do ano, embora ainda estejam em níveis bastante elevados.
3) Aumento nas exportações, constatado nos últimos meses. Essa tendência pode se manter, com o desempenho positivo da economia dos principais parceiros comerciais do país, como os EUA.
4) Mais espaço para alguns setores industriais aumentarem suas vendas internamente, com a adoção de barreiras às importações para produtos como automóveis e têxteis, por exemplo.
5) O movimento de negócios criados com as eleições -os partidos querem mostrar que fizeram bons governos nas prefeituras que controlam. Além disso, são substanciais os gastos dos candidatos com material de campanha.
(CGF)

Texto Anterior: Estabilidade é a melhor hipótese
Próximo Texto: Juros altos derrubam os ativos reais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.