São Paulo, domingo, 30 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Cidadãos-legisladores" podem enviar votos pelo correio no país

IGOR GIELOW

em Genebra
É possível votar por carta na maioria dos cantões da Suíça. Há três tipos de votação, que ocorrem em média de dois em dois meses.
Nas federais, nos chamados referendos principais, são aprovadas ou não políticas constitucionais que envolvem todo o país. Nas cantonais, apenas questões específicas dos cantões são discutidas pelo voto. Nas mistas, a maioria, os dois tipos são contemplados.
Geralmente a votação ocorre durante todo o fim-de-semana, para dar tempo e oportunidade para a maioria das pessoas ir às urnas.
Quando não votam pelo correio, os suíços, por tradição, se dirigem a uma praça principal da sua cidade ou vilarejo. Lá estão afixadas as listas com o que está sendo votado.
Partidos e grupos pró ou contra temas específicos podem fazer seus lobbies apenas nessas áreas.
Além de assembléias municipais, a Suíça tem duas assembléias parlamentares. A dos Estados reúne 46 membros dos cantões e subcantões. A nacional tem 200 membros eleitos diretamente.
O Conselho Federal, órgão deliberativo da Assembléia Nacional, escolhe anualmente o presidente da Confederação Helvética.
(IG)

Texto Anterior: "Alemães" e "franceses" travam disputa
Próximo Texto: Menemismo deve sofrer derrota em Buenos Aires
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.