São Paulo, domingo, 30 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senadora de esquerda ofusca vitória da UCR

DANIEL BRAMATTI
DE BUENOS AIRES

A provável vitória de Fernando de la Rúa (UCR) na eleição para a Prefeitura de Buenos Aires corre o risco de ser ofuscada pela ascensão de Graciela Fernández Meijide, da coalizão de centro-esquerda Frepaso (Frente País Solidário).
Se os resultados oficiais confirmarem as últimas projeções, Graciela terá, como candidata a constituinte municipal, mais votos do que o próprio De la Rúa. Este tem cerca de 35% da preferência do eleitorado, enquanto a estrela da Frepaso chega a quase 42%.
Há 60 vagas em disputa, mas os eleitores votam apenas no candidato que encabeça a lista de cada partido. A formação da Constituinte será estabelecida com base na proporcionalidade. Militante de organizações de direitos humanos e mãe de um desaparecido político, Graciela começou a ganhar projeção nacional no ano passado, quando foi eleita senadora com mais de 50% dos votos na capital.
A vitória foi considerada uma "zebra" -a poucos dias da eleição, a candidata ocupava o terceiro lugar nas pesquisas.
Não são poucos os simpatizantes da Frepaso que preferiam vê-la candidata à prefeitura, no lugar de Norberto La Porta, um socialista nada carismático que até hoje só venceu eleições para vereador.
Além disso, La Porta carrega o estigma de ter participado da direção do jornal do Partido Socialista no momento em que este publicava editoriais elogiosos ao general Jorge Videla, um dos presidentes do regime militar.
O vereador foi escolhido candidato em meio a uma crise da coalizão -um saco de gatos que reúne desde notórios esquerdistas até ex-aliados do presidente Menem.
O novo triunfo de Graciela pode credenciá-la a disputar a Presidência da República em 1999.
(DM)

Texto Anterior: Os candidatos portenhos
Próximo Texto: Dominicanos votam hoje no 2º turno presidencial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.