São Paulo, domingo, 30 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dominicanos votam hoje no 2º turno presidencial

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Mais de 3 milhões de dominicanos devem votar hoje no segundo turno das eleições presidenciais.
O social-democrata José Francisco Peña Gómez, do Partido Revolucionário Dominicano (PRD), disse, no último discurso, feito anteontem, que a "ingerência começou há 31 anos, quando o país sofreu a intervenção dos EUA sob a autorização da OEA (Organização dos Estados Americanos)". Peña denunciou a corrupção dos setores próximos ao governo.
"O moreno, o candidato da raça negra, leva vantagem", disse o candidato, que é negro. Negros e mulatos são maioria no país, mas raramente ocupam cargos públicos. A questão racial vem dominando toda a campanha.
Já o candidato pelo Partido da Liberação Dominicana (PLD), Leonel Fernández, aliado do presidente Joaquín Balaguer, abandonou o discurso contra a corrupção após ter recebido o apoio do presidente.
Balaguer, 89, chegou ao poder durante a ditadura de Rafael Trujillo e depois disso ocupou a Presidência por 22 anos.
O ex-presidente dos EUA Jimmy Carter chegou ontem ao país para participar como observador do segundo turno das eleições.
Peña Gómez ganhou o primeiro turno, em 16 de maio, com vantagem de 6,99% sobre Fernández. Pesquisas dão empate técnico.

Texto Anterior: Senadora de esquerda ofusca vitória da UCR
Próximo Texto: G-7 veta líder sérvio-bósnio na eleição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.