São Paulo, domingo, 30 de junho de 1996
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Blazer 4.3 V6 alia conforto e força bruta

Motor é o mais potente

MARCELO TADEU LIA
DA REPORTAGEM LOCAL

A "sport utility" Blazer ganhou nova alma e muito fôlego com o motor 4.3 V6 e seus impressionantes 180 cavalos de potência.
O novo motor, importado dos EUA, tem exatos 4.299 centímetros cúbicos (cc) e supera em 22 cavalos (cv) a potência do Omega 4.1 -é, agora, o veículo nacional mais potente.
Segundo a General Motors, a Blazer chega aos 180 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos -valores para lá de satisfatórios para um veículo de sua categoria.
Resultado: com tanta potência para levar à frente seus 1.850 quilos, a Blazer V6 vence de goleada a versão equipada com motor 2.2 (de 106 cavalos) -os 74 cavalos de diferença equivalem a mais que um "popular" Corsa com injeção multiponto (60 cv).
Conforto
A versão avaliada pela Folha, a DLX, é mais luxuosa. Há conforto de sobra para motorista e mais quatro passageiros -portanto, trata-se de um veículo ideal para transportar toda a família com o máximo conforto.
O já enorme porta-malas -capacidade para 780 litros de bagagem, com os bancos traseiros em posição normal- pode alcançar quase 2.100 litros, com bancos abaixados (rebatidos) e bagagem até o limite do teto.
Ao interior de bom gosto e conforto, somam-se pequenos detalhes que aumentam o prazer de estar dentro da Blazer: há porta-copos, porta-óculos (dentro de um console, instalado no teto), porta-moedas e luzes de leitura (na frente e atrás).
O destaque negativo fica para a altura dos bancos traseiros. Pequenos e sem encosto para cabeça, podem ocasionar em acidentes sérios danos à coluna cervical.
Em caso de colisão traseira ocorre o efeito chicote: o corpo é arremessado para frente e, depois, violentamente para trás -como não há encosto para aliviar o impacto, e o banco é muito baixo, pescoço e coluna irão girar fortemente.
Trânsito
Com sua beleza e tamanho, a Blazer impõe respeito no trânsito.
A posição privilegiada para o motorista -que, pela altura da Blazer, sente-se "por cima" dos demais- garante excelente visibilidade. Os grandes espelhos retrovisores facilitam o trabalho.
Para trás, porém, o que ocorre é o oposto: o longo bagageiro acaba prejudicando o campo de visão.
Tamanho avantajado e grande altura em relação ao solo garantem uma respeitável vantagem sobre carros de menor porte: a Blazer ganha a guerra contra os buracos das ruas, sem estragos.
Mas se os buracos são mais fáceis de vencer, curvas exigem atenção: estabilidade não é o forte de um veículo desse porte.

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