São Paulo, segunda-feira, 1 de julho de 1996
Próximo Texto | Índice

Esqueceram de mim; Dá o que pensar; A conferir Brasília; Neologismo; Arquivo vivo; Desenvolvimento...; ...introjetado; Elevador de serviço; Sem cerimônia; Vistoria; Chovendo no molhado; Sítio do tucano amarelo; Pajelança; Dança dos números; Afogando em números; Hit policial

Esqueceram de mim
O governo federal suspirou aliviado na semana que passou. O frenesi da mídia em torno do caso PC deslocou os holofotes de Brasília para Maceió. Melhor para FHC e pior para a polícia alagoana -que virou o alvo da vez.

Dá o que pensar
De um repousado integrante do governo federal, ao constatar que, talvez pela primeira vez desde a posse, FHC ficara longe das manchetes por mais de uma semana: "Foi bom. Deu para respirar e pensar um pouco".

A conferir Brasília
tem lá suas teorias sobre o caso PC. É popular no governo a tese de que o crime não tem nada de passional. Suzana Marcolino teria sido usada e, depois, morta. O "caso" com o dentista seria só um despiste.

Neologismo
O assassinato de PC já está lançando modismos. Entre eles, até uma gíria nova. Num derivativo do popular "laranja", o termo identifica alguém que entra numa jogada achando que vai se dar bem e acaba mal: marcolino.

Arquivo vivo
Ex-auxiliar de Jânio, Sarney e Itamar, Augusto Marzagão esteve durante mais de uma hora com FHC, sexta à noite, no Alvorada. Inquirido se ia voltar ao governo, negou. "O presidente está muito otimista", conta.

Desenvolvimento...
Diz Marzagão que a maior preocupação de FHC é o desemprego, especialmente entre os jovens. Conta que o presidente encomendou estudos de interiorização do desenvolvimento, para atrair jovens profissionais.

...introjetado
Os planos de interiorização de FHC incluem prefeituras, governos estaduais e bancos estatais. O BNDES ou a CEF poderiam, por exemplo, financiar os consultórios de médicos e dentistas que fossem para o interior.

Elevador de serviço
Após as eleições, as mudanças na cúpula do governo federal não devem se limitar aos minisocial. Leia-se Comunidade Solidária.

Sem cerimônia
Sábado foi aniversário de Itamar Franco. Segundo amigos, comemorou a data em Lisboa, numa festa íntima. Com June.

Vistoria
Sucessor de Itamar, Bornhausen chegou a Lisboa na sexta.

Chovendo no molhado
Começa esta semana a campanha do governo federal na TV sobre o segundo ano do Real. A propaganda oficial frisará o que todo mundo já sabe: cresceu o consumo de alimentos e de eletrodomésticos durante o plano.

Sítio do tucano amarelo
De um assombrado cacique do PPB paulista, após assistir a várias aparições da candidata a prefeitura paulistana pelo PT: "É incrível como mudaram a imagem da Erundina. Ela está com a cara da dona Benta".

Pajelança
No sábado, em São Paulo, as cúpulas do Ministério da Educação e da secretaria estadual se reuniram com o ministro Paulo Renato. Nada a ver com projetos de FHC ou de Covas. Faziam o programa de governo de Serra.

Dança dos números
Pesquisa Vox Populi para eleição paulistana: Erundina lidera (28%), seguida de Rossi (19%), Pitta (18%), Serra (13%), Leiva e Campos Machado (ambos com 1%). Pelo instituto, Serra caiu nove pontos e Pitta subiu oito.

Afogando em números
No debate de hoje na TV, Serra deverá enfatizar indicadores sociais e de gastos públicos da gestão de Covas como prefeito paulistano. Pelas contas tucanas, são supostamente melhores que os de Erundina e de Maluf.

Hit policial
O uso policial de gravações deixadas na caixa postal de telefones celulares -um dos hits do caso PC- está virando moda. A Telesp chega a receber até 30 requisições desse tipo por mês. Só que em casos menos badalados.

TIROTEIO
Do presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Estado de Alagoas, Inaldo Medeiros, sobre o caso PC Farias e o pagamento do aluguel do prédio da PF no Estado:
- Elucidar o caso do assassinato de PC é mais fácil. O aluguel está quatro meses atrasado. Em 95, já fomos despejados de outra sede.

Próximo Texto: Cortina de fumaça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.