São Paulo, terça-feira, 2 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Delegado vai enfrentar reação em AL

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O delegado Pedro Berwanger, da PF (Polícia Federal), chega hoje a Maceió para coordenar as investigações sobre a morte de Paulo César Farias e de sua namorada, Suzana Marcolino da Silva.
Berwanger vai enfrentar reação da Polícia Civil de Alagoas. O delegado foi designado para ajudar nas investigações por ordem do ministro Nelson Jobim e com o apoio do governador Divaldo Suruagy.
Antes da chegada de Berwanger, já estão em Alagoas três agentes da PF de sua confiança. Eles integraram a equipe que identificou o autor da bomba que explodiu no Itamaraty no ano passado.
Os agentes participaram dos exames feitos no local em que a namorada de PC teria treinado tiro com a arma que matou o casal.
Conhecido pelo apelido de "cão farejador", Berwanger chegou ao Brasil no último sábado, depois de fazer curso de um mês no FBI, a polícia federal norte-americana.
Integração
Apesar de o diretor da Polícia Federal, Vicente Chelotti, afirmar que o trabalho de Berwanger será apenas de colaboração, os auxiliares diretos do delegado começaram a fazer uma investigação por conta própria.
Quando chegou a Maceió, no último dia 25, o próprio Chelotti ficou irritado com a demora da polícia alagoana em pedir informações à fábrica de armas Rossi (RS) sobre quem comprou a arma.
Ontem, Chelotti evitou comentar quais providências serão adotadas se a polícia alagoana não ajudar o delegado Pedro Berwanger e o legista Fortunato Badan Palhares, da Unicamp.
O procurador-chefe da República no Estado, Delson Fonseca, designado para acompanhar o caso, disse que a equipe de Berwanger deverá se integrar à do delegado Cícero Torres, presidente do inquérito.
Segundo ele, já houve integração entre os peritos de Alagoas com a equipe do legista Badan Palhares, da Unicamp (Universidade de Campinas), contratado pelo Ministério da Justiça.
"Somente dessa maneira, por meio da união das equipes, é possível superar as divergências entre as polícias", disse o procurador.

Texto Anterior: Exumação de corpos deve ocorrer hoje
Próximo Texto: Exército pode deslocar soldados ao garimpo; Peritos procuram ossos de guerrilheiros no PA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.