São Paulo, terça-feira, 2 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chrissie Hynde e Joan Jett foram pioneiras

PATRICIA DECIA
DE NOVA YORK

As "angry white females" têm pelo menos duas avós: Chrissie Hynde e Joan Jett. As duas tiveram o pico do sucesso no início dos anos 80, quando os Pretenders viraram estrelas e Jett lançou seu maior sucesso, o disco "I Love Rock'n'Roll".
Se não eram tão explícitas quanto as roqueiras de hoje, as duas já apareciam com as calças de couro preto e a guitarra nos braços. São apontadas como pioneiras por Andrea Juno e viraram referência para a geração que assumiu o rock.
"Ela não usava lindos vestidos, sendo uma vítima e falando de amor. Ficava em frente ao microfone com as pernas abertas, tocando guitarra e era a coisa mais 'cool' que eu já havia visto. Foi a primeira vez que me identifiquei com uma mulher daquele jeito", declarou Shirley Manson (do Garbage) a Kim France, da "New York".
(PD)

Texto Anterior: Riot Grrrls adotaram feminismo
Próximo Texto: Perfil da "angry female"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.