São Paulo, segunda-feira, 8 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garimpeiro pede Exército no Pará

ESTANISLAU MARIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

Os garimpeiros de Serra Pelada, em Curionópolis (630 km ao sul de Belém), querem a presença do Exército no garimpo para protegê-los de uma possível ação da PM (Polícia Militar) depois de amanhã. A PM não confirma a ação.
Raimundo Girão, um dos líderes garimpeiros, disse ontem à Agência Folha, por telefone, que em Serra Pelada é grande a preocupação com a possibilidade de ocorrer uma ação isolada da PM. Os garimpeiros temem um massacre semelhante ao dos sem-terra.
Desde que os garimpeiros interditaram, no dia 3 de maio, 13 sondas de prospecção mineral da Companhia Vale do Rio Doce instaladas em Serra Pelada, os governos estadual e federal e a Vale discutem uma possível ação militar para religar as sondas.
A Agência Folha apurou que 600 soldados da Brigada de Infantaria de Selva em Marabá (500 km ao sul de Belém) e 300 PMs da cidade podem ser enviados ao local.

Texto Anterior: Família pode obter indenização
Próximo Texto: 'As Bacantes' despem Caetano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.