São Paulo, segunda-feira, 8 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa quer criar duas escolas

DA REPORTAGEM LOCAL

A Abecitrus (Associação Brasileira dos Exportadores de Cítricos) quer criar duas escolas no interior de São Paulo. O objetivo é erradicar o trabalho infantil.
Os colégios seriam construídos em prédios da Fundacitrus -uma fundação que pesquisa pragas e doenças em plantas- em Araraquara (282 km de SP) e Itápolis (360 km de SP).
Os alunos seriam estudantes da rede pública local que, após deixar suas escolas, teriam aulas de matérias complementares nas escolas da Fundacitrus.
"O objetivo é evitar que os pais, que não têm onde deixar seus filhos, obriguem os filhos a começar a trabalhar", diz o presidente da Abecitrus, Ademerval Garcia.
Segundo Garcia, as crianças aprenderiam artes, línguas estrangeiras, processamento de dados, artesanato, esportes etc.
A idéia ainda tem que ser aprovada pelo conselho deliberativo da empresa, que se reúne no próximo dia 13 de agosto.
Após a aprovação, a Fundacitrus vai pedir que os conselhos municipais da criança e do adolescente das duas cidades façam um projeto.
A intenção da Abecitrus é que as escolas estejam funcionando no segundo semestre do ano que vem.
As reformas dos prédios, a contratação de professores e a manutenção das escolas ficariam a cargo da Fundacitrus. As crianças não vão pagar nada.
Outra novidade é que essas escolas funcionariam durante o ano inteiro, sem férias.
"Queremos que essas escolas se transformem em exemplo para que outras empresas, no futuro, também construam as suas. Um tipo de franchising", afirma Garcia.
Instituto Pró-Criança
O Sindicato da Indústria de Calçados de Franca (401 km de SP) também está entrando na campanha de erradicação do trabalho infantil.
No dia 4 do mês passado, o sindicato criou o Instituto Pró-Criança.
O instituto será um tipo de fórum para tentar evitar a evasão escolar e o trabalho infantil.
As duas iniciativas fazem parte de uma campanha, organizada pela Fundação Abrinq, para acabar com o trabalho infantil.

Esta coluna é elaborada em parceria com Fundação Abrinq Pelos Direitos da Criança, rua Alberto Faria, 473, Alto de Pinheiros, CEP 05459000, tel/fax: (011) 814-9500. E-mail fundabrinq@ax.apc.org Seja uma Empresa Amiga da Criança. Ligue para (011) 816-5634.

Texto Anterior: Estado tem 120 mil usuários de cocaína
Próximo Texto: Projeto faz escola em fazenda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.