São Paulo, segunda-feira, 8 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado tem 120 mil usuários de cocaína

Médico pede novo programa de prevenção

DA REPORTAGEM LOCAL

Estimativas a partir de modelos científicos (número de internações em clínicas e hospitais, entre outros) projetam em 120 mil os dependentes de cocaína no Estado de São Paulo. É este grupo, segundo os estudos do Proad, que necessitaria de um programa de prevenção específico.
Até agora, entidades governamentais e não-governamentais vêm se preocupando exclusivamente com usuários de drogas injetáveis já que, entre eles, o uso de seringas vêm causando maiores danos.
Segundo Xavier da Silveira , o conceito de dependente refere-se àquele que utiliza a droga impulsivamente e perdeu a capacidade de controle sobre ela -seu uso já interfere em suas relações sociais ou de trabalho.
A grande maioria dos pesquisados vivia com a família, pais ou mulheres. "Não são marginalizados, estão presentes na escola e no trabalho, mas em função da droga precisam de um programa de prevenção especial", afirma o psiquiatra.

Texto Anterior: Dependentes rejeitam uso de camisinha, diz pesquisa
Próximo Texto: Empresa quer criar duas escolas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.