São Paulo, segunda-feira, 8 de julho de 1996 |
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Guarde peças para reclamar
DA REPORTAGEM LOCAL Guardar as peças trocadas pelos prestadores de serviços é uma das maneiras de o consumidor se prevenir, no caso de uma reclamação posterior.Segundo o Procon, a exigência deve ser feita principalmente em oficinas mecânicas. Pelo Código de Defesa do Consumidor, é obrigatório o uso de peças originais, adequadas e novas, ou que mantenham as especificações técnicas do fabricante. O prestador de serviço só poderá efetuar reparos adicionais em automóveis se houver autorização do proprietário. Nos serviços de lavanderia, o Procon orienta que o consumidor procure estabelecimentos que detalhem, por escrito, a qualidade da peça, o tipo de serviço que será executado e, ao retirá-la, observe se a peça está em ordem. O órgão não recomenda que o consumidor pague os serviços antecipadamente -o conhecido "sinal". Se o adiantamento foi indispensável, o consumidor deve exigir um recibo e, preferencialmente, emitir um cheque nominal ao prestador de serviços. O Procon recebe reclamações pelo telefone (veja quadro nesta página), pessoalmente ou por correspondência (caixa postal 5050 - CEP 01061-970). Texto Anterior: Crescem reclamações contra pedreiros Próximo Texto: Usuária reclama de violação de carta Índice |
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