São Paulo, segunda-feira, 8 de julho de 1996
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Feira França 2000 vai reunir pequenas e médias empresas

Exposição será em SP em outubro e deverá ter 306 companhias

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

O governo e mais de 300 empresas da França estão apostando firme nas possibilidades de negócios com o Brasil. Na primeira semana de outubro, pelo menos 306 companhias, a maioria delas de pequeno e médio porte, estarão participando em São Paulo da maior feira francesa de negócios na América Latina, batizada de França 2000.
A cada ano, o governo francês escolhe três países para concentrar seus esforços para aumentar o intercâmbio comercial. Este ano, foram eleitos Brasil, Tailândia e Turquia, informa Olivier Chiche-Portiche, responsável pela organização da feira em São Paulo. A feira faz parte desse esforço.
Nos dois últimos anos, foram montadas feiras semelhantes em Buenos Aires e na Cidade do México. Nas duas cidades, o número de participantes foi bem menor do que o número de companhias já inscritas para a feira de São Paulo.
No México, o evento resultou em negócios no valor de US$ 8 milhões, aproximadamente. A previsão de Chiche-Portiche é que, na feira brasileira, o volume de negócios seja o dobro desse valor.
Imagem difícil
Ele diz que "não é fácil vender o Brasil" para os empresários franceses, boa parte dos quais guarda uma imagem desfavorável do país, especialmente por causa do passado de inflação elevada.
"Estamos tentando mostrar o Brasil como um país de economia aberta, com inflação baixa e em crescimento", afirma Jeanne Bourguignon, adido comercial da embaixada francesa.
Sua meta é atrair o maior número de empresas pequenas e médias, pois os grandes grupos franceses já operam com o Brasil. Cerca de 120 companhias de origem francesa estão representadas no país.
Além da exposição, haverá uma programação de seminários, com palestras sobre as áreas em que as possibilidades de negócios bilaterais são maiores, como concessões de serviços públicos, indústrias de alimentos e autopeças e material de transporte.
Outras atrações
O interesse dos organizadores é atrair homens de negócio para a feira, que só estará aberta ao público em geral no fim-de-semana. Apesar disso, estão previstas outras atrações que não os estandes de negócios, como uma típica padaria de Paris que vai vender as tradicionais baguetes.
Além disso, será montada uma reprodução de um bairro parisiense, com lojas oferecendo produtos de luxo, como perfumes e cosméticos, semelhante ao da feira organizada em Buenos Aires.
No total, a exposição vai ocupar 16 mil metros quadrados do Expo Center Norte, na zona norte de São Paulo.

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