São Paulo, segunda-feira, 8 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coleção tem até selos falsos

EDGARD ALVES
DO ENVIADO A MANAUS

A parte de filatelia (estudo e coleção de selos) olímpica do acervo de Gesta de Melo é tão extensa que tem até selos falsificados, mas valorizados no mercado.
Ela contém até cartas com todos os carimbos de postagem comemorativa. Só da Olimpíada de Berlim, disputada em 1936, são mais de 700 carimbos.
O forte dos selos são os detalhes. Entre as peças raras, despontam provas de cor, originais, submetidos ao governo da Grécia antes da aprovação dos 12 selos da Olimpíada de Atenas.
O orgulho do colecionador são blocos de selos dos Jogos de 1936 impressos com falhas. São duas folhas, com quatro selos cada.
"Só existem quatro exemplares conhecidos no mundo", ressalta Gesta de Melo.
Os blocos têm um duplo erro. Não foi completada a perfuração ao lado dos selos, e o selo do alto, à direita, em um dos blocos, está um pouco deslocado para cima.
Essas peças têm certificados. Passaram por perícias na Alemanha, aos cuidados do especialista Eduardo Peschl, e na França.
A coleção de selos contou com impulso fundamental quando Gesta de Melo comprou, no Rio de Janeiro, toda a coleção do especialista olímpico Plínio Ricciardi, após a morte deste. Ricciardi havia conseguido peças na Europa.
(EA)

Texto Anterior: Brasil abriga coleção rara sobre Jogos
Próximo Texto: Documentação dos Jogos também é completa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.