São Paulo, quarta-feira, 10 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Safra é maior em Altinópolis

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O custo de produção da cebola, para lavouras com rendimento médio de 50 toneladas por hectare, é avaliado em R$ 0,15 por quilo.
O produtor Kogi Fugita espera conseguir com as primeiras colheitas cerca de R$ 0,30 por quilo.
Para melhorar sua competitividade, Fugita transferiu, há dois anos, 80% de sua produção de Monte Alto para Altinópolis (370 km ao norte de São Paulo).
"Usando a mesma tecnologia, consegui dobrar a produtividade em Altinópolis, onde cheguei a colher 72 toneladas por hectare", diz o produtor.
Em Monte Alto, a produtividade média da cebola é de 30 toneladas por hectare.
O alto rendimento em Altinópolis é atribuído à maior altitude, 800 metros, contra 600 metros em Monte Alto, diferença que faz com que a média de temperatura seja mais baixa.
Além disto, segundo Fugita, a fertilidade do solo também é maior em Altinópolis.
Segundo Milton Vasconcelos, agrônomo responsável pela Casa de Agricultura de Monte Alto, a topografia mais plana de Altinópolis permite também a mecanização da produção.
Em Altinópolis, Fugita utiliza semeadores para plantio direto, o que dispensa o tradicional transplante de mudas, e irrigação por pivô central.

Texto Anterior: Produtor de SP não chora com cebola
Próximo Texto: 2 milhões; Em baixa; Tratores; Boi gordo; Plantel; Safra de verão; Lucro; Algodão; Mosca branca; Febre aftosa; Menos focos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.