São Paulo, quarta-feira, 10 de julho de 1996
Próximo Texto | Índice

Teatro combinado; Ensaios políticos; Jatene rifado; Movimento no ninho; Humor parlamentar; Para a torcida; Marcando posição; Arquiteto de esquerda; Espalhando terror; Neoliberal demais; Pirotecnia eleitoral; Aquecimento eleitoral; Ajuda externa; Vacina tucana; Senha partidária; Detalhe importante; Visita à Folha

Teatro combinado
A CPMF morreu. FHC e os líderes a enterram hoje. Na reunião, o presidente faz o apelo a favor do imposto. Cumpre seu papel de prestigiar o ministro Jatene. Os líderes dizem que não tem jeito, pois até o PT é contra.

Ensaios políticos
Anteontem, FHC esteve com a cúpula do PFL. Ontem, a Executiva pefelista recomendava voto contra a CPMF. Hoje, o presidente se reúne com os líderes para fazer um apelo que sabe ser ineficaz. E o PT leva a culpa.

Jatene rifado
Frase ouvida ontem em um importante gabinete de Brasília sobre a CPMF, o imposto da saúde: "Vamos acabar logo com isso, que ninguém aguenta mais".

Movimento no ninho
Preocupados com a perda de espaço para o PFL, que avaliam que se agravará, alguns tucanos pensam em lançar já Covas candidato a presidente. Acham que só ele enfrenta os pefelistas.

Humor parlamentar
Piadinha macabra que os deputados do PFL contavam ontem na Câmara: Qual a semelhança entre PC Farias e a CPMF? Os dois já morreram, mas não se fala de outra coisa.

Para a torcida
Os ministros Antonio Kandir e Luiz Carlos Santos dizem que já pegaram feito o prato da liberação de verbas. Não é bem assim. Tiveram todo o mês de junho para mexer no Orçamento.

Marcando posição
Pelo menos seis deputados do PT devem votar contra a CPMF, como mandou a direção. Mas farão declaração de voto em separado, apoiando o imposto.

Arquiteto de esquerda
O MST decidiu erguer um memorial em Eldorado dos Carajás, para homenagear os 19 sem-terra mortos pela PM do Pará. O projeto será encomendado ao arquiteto Oscar Niemeyer.

Espalhando terror
O governo está se preparando para uma nova ofensiva do Movimento Sem Terra, quieto desde a invasão de repartições públicas na Bahia. A trégua, segundo se espera na Esplanada dos Ministérios, acaba no dia 15.

Neoliberal demais
Dante de Oliveira enxugou a folha de pagamento de Mato Grosso, extinguiu e privatizou estatais e continua com déficit. "Se o governo não reestruturar a dívida do Estado, vai desmoralizar o projeto reformista."

Pirotecnia eleitoral
Paulo Maluf teve um novo ataque de Jânio Quadros. O prefeito de São Paulo proibirá a veiculação de outdoors com propaganda de sexo por telefone.

Aquecimento eleitoral
O PT de São Paulo realiza a primeira festa-comício para Erundina no dia 21, no Anhangabaú.

Ajuda externa
Maluf leva Celso Pitta, candidato a prefeito de São Paulo pelo PPB, para acompanhá-lo nos EUA. Vão a Washington buscar uma fatura eleitoral: empréstimo de US$ 150 mi do BID para o projeto Cingapura.

Vacina tucana
Serra (PSDB) mandou rodar três cartilhas para combater o ataque dos adversários em São Paulo, que o responsabilizam pelo desemprego. Temas: direitos dos trabalhadores, das mulheres e seguro-desemprego.

Senha partidária
Ney Suassuna (PMDB-PB) e Osmar Dias (sem partido-PR) assinam parecer conjunto sobre telefonia celular, que o Senado vota hoje. É a senha para Dias ser o 25º senador peemedebista.

Detalhe importante
Autor da Lei dos Desaparecidos, José Gregori insiste que há apenas um aspecto a ser observado no caso Lamarca: se o Estado podia ou não encaminhá-lo à Justiça? "É a pergunta cabível."

Visita à Folha
O publicitário Duda Mendonça, que faz a campanha de Celso Pitta (PPB) em São Paulo, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço.

TIROTEIO
De Erundina, candidata do PT em São Paulo, sobre o PAS (Plano de Atendimento à Saúde), criado por Maluf:
- O PAS é um jogo de aparências. Quando a pessoa entra no hospital, é atendida por mocinhas bem vestidas. Parecem aquelas dos bancos. Mas, se a doença é grave, colocam na ambulância e mandam para um hospital do Estado.

Próximo Texto: Mistérios da paternidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.