São Paulo, quarta-feira, 10 de julho de 1996 |
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Peça "Eduardo 2º" abre Avignon
LUIZ ANTÔNIO RYFF
Apesar da importância da data, que confirma a vitalidade do festival e sua importância como um dos mais representativos do mundo, a crítica francesa considera a edição 1996 fraca, sem grandes atrações na programação oficial. Em suma: uma edição que preferiu o quantitativo ao qualitativo. A programação oficial conta com 40 peças, enquanto o festival "off" apresenta 400 espetáculos. Um sintoma dessa falta de atrações é que a metade dos ingressos dos espetáculos oficiais -80 mil de 160 mil- foi vendida. Nenhuma peça está vazia, nenhuma está lotada. Crescimento Quando foi concebido, em 1947, o festival de Avignon foi assistido por 10 mil pessoas em uma semana. Hoje, apenas a programação oficial espera receber 130 mil espectadores. E o festival vai até 3 de agosto. Se Avignon hoje cresceu demais, também tomou um outro rumo do inicialmente proposto por seu criador, Jean Vilar. Começou como um festival dedicado estritamente ao teatro e, com o passar do tempo, foi acolhendo outras manifestações artísticas, como a dança. O bailarino Maurice Béjart virou um frequentador assíduo. E foi lá que o cineasta Jean-Luc Godard apresentou seu carro-chefe, "A Chinesa", ao mundo. A primeira síndrome de crescimento aconteceu em 1966, que marca a inauguração do circuito "off". Neste ano, as principais atrações são "Eduardo 2º", dirigida por Alain Françon, e "A Tragédia do Rei Christophe", dirigida por Jacques Nichet. Nenhuma delas é considerada referencial pela crítica. Para um festival de teatro que viu nascer obras-primas como "Mahabharata", de Peter Brook... Texto Anterior: Breuer interage ritual com tecnologia em espetáculos Próximo Texto: "Falta um vilão em "007 contra Goldeneye" Índice |
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