São Paulo, quarta-feira, 10 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ciclo do Café no país é tema de CD-ROM

Soft traz vídeos, músicas e jogos

CLAUDIO GARON
DA REDAÇÃO

Menos de 50 anos foram necessários para que o café deixasse de ser a principal riqueza econômica do Brasil e se tornasse apenas tema de estudos de história e economia.
Mas, por pouco menos de cem anos, o Ciclo do Café não só dominou a economia nacional, como estabeleceu as bases para a formação do Brasil como ele é hoje.
Afinal, a grande imigração do final do século 19 e início do 20 foi, originalmente, em benefício da cafeicultura. A industrialização, que deu ao Brasil um dos dez maiores parques industriais do planeta, começou com capitais acumulados pelas exportações de café.
Deslizes banais
O CD-ROM "O Ciclo do Café (1756-1930)" tenta resgatar o período áureo desse produto, utilizando os recursos da multimídia, como imagens, músicas e, até mesmo, jogos interativos.
Por certo, historiadores e economistas terão reparos a fazer ao conteúdo, que por vezes chega a cometer deslizes banais, mas, ainda assim, o CD-ROM cumpre a sua função de obra de divulgação.
Nele estão os vários períodos da expansão cafeeira pelo Brasil, desde sua introdução até a grande crise dos anos 30.
O recurso à multimídia é especialmente feliz na descrição do avanço da produção pelo Estado de São Paulo, com destaque para a expansão das ferrovias e para o sucesso econômico de alguns imigrantes, que, de colonos, tornaram-se fazendeiros.
Além dos textos históricos, o CD (R$ 50) traz informações científicas e dados sobre produção, exportação e consumo atuais do produto.
Como não poderia deixar de ser em um produto de Ribeirão Preto, a outrora capital do café merece especial destaque no CD, com vídeo e dados de produção.

Onde encontrar - Engenho & Arte Multimídia, tel. (016) 636-6422

Texto Anterior: "Antarctica" traz vida no gelo para o PC
Próximo Texto: Compilação do direito eleitoral facilita vida de candidatos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.