São Paulo, quarta-feira, 10 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índia tem mais pessoas com HIV

JAIRO BOUER
DO ENVIADO ESPECIAL

A Índia passou a ser o país do mundo com o maior número de pessoas contaminadas pelo HIV. A informação foi divulgada ontem por Peter Piot, diretor executivo do programa das Nações Unidas de HIV/Aids (Unaids).
Com o primeiro caso detectado quase uma década após o início da epidemia nos EUA, a Índia enfrenta um aumento vertiginoso do número de infectados pelo HIV. Piot fala em mais de 3 milhões de indianos contaminados. O aumento dos casos também preocupa na China e na Europa Oriental.
Existem hoje no mundo cerca de 22 milhões de portadores do HIV. Depois da Índia, a África do Sul tem 1,8 milhão, Uganda tem 1,4 milhão, Nigéria tem 1,2 milhão e o Quênia, 1,1 milhão.
No fim de 94, cinco países na África tinham mais de 10% da população com o HIV: Botsuana, Zâmbia, Zimbábue, Uganda e Malaui. Em algumas áreas rurais, 45% da população está infectada.
Segundo dados do Centro de Controle de Doenças, os EUA têm entre 650 mil e 900 mil infectados. De 110 mil a 155 mil são mulheres. O dado contrasta com 400 mil a 450 mil infectados no país em 1984.
O boletim epidemiológico de Aids do Ministério da Saúde do Brasil de fevereiro passado indicava 80 mil notificações de casos de Aids desde o início da epidemia. Entre 450 mil e 500 mil pessoas têm o HIV no país.
(JB)

Texto Anterior: Grupos criticam os laboratórios
Próximo Texto: "Coração artificial" evita o transplante
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.