São Paulo, quinta-feira, 11 de julho de 1996
Texto Anterior | Índice

Reengenharia é criticada

DO EDITOR DO PAINEL S/A

A Estrela -fabricante de brinquedos- é um exemplo de fracasso da reengenharia, segundo Alberto Matias, da USP. "Não se preparou para a globalização. Voltou-se para dentro e não para o mercado". Lodi diz que a Estrela optou pelo corte de custos, descuidando-se da parte societária.
Em 1988, a Estrela exportava fórmulas de tintas e idéias e possuía centros de tecnologia. Hoje importa brinquedos e faz lançamentos duvidosos, como a meleca de plástico batizada de "Pum-pum Mamonas Assassinas".
Em 1989, tinha nível de endividamento razoável. Em 1995, o índice foi deficiente (415,7%, quando o padrão é de 51,2%).
A Estrela demorou para entrar no segmento de brinquedos eletrônicos, diagnostica a firma de consultoria Lopes Filho & Associados. Com isso, perdeu 15% do mercado. Sua principal fonte de receitas eram as bonecas.
Tem forte dependência de capital de terceiros. Como 70% a 80% das vendas ocorrem entre outubro e dezembro, carrega estoques, ao antecipar a produção por limites em sua capacidade produtiva.

Texto Anterior: Metal Leve não consegue ajuste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.