São Paulo, sábado, 13 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senadores vão pedir ação do Exército

ESTANISLAU MARIA

ESTANISLAU MARIA; ANDRÉA DE LIMA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SERRA PELADA (PA)

Comissão do Congresso vai solicitar presença de militares para resolver crise entre garimpeiros e a Vale

Os senadores e deputados federais reunidos ontem com garimpeiros em Serra Pelada (PA) disseram que vão solicitar ao Exército a imediata demarcação da área, disputada pela Companhia Vale do Rio Doce e pelos trabalhadores.
O senador Ernandes Amorim (PMDB-RO) deve encaminhar na segunda-feira pedido à Mesa do Senado para que envie solicitação oficial ao Ministério do Exército.
Além disso, ficou acertada uma reunião em Brasília na próxima terça-feira entre parlamentares e uma comissão de garimpeiros.
Nessa reunião, será discutida a ação dos parlamentares para apoiar a decisão dos garimpeiros de não negociar com a Vale e de manter a disputa pela posse do garimpo. Também será discutida a criação da "CPI da Vale".
Os garimpeiros pediram a criação dessa CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a situação da posse da área e como a Vale conseguiu sua documentação na Justiça e no DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral).
Em assembléia ontem, acompanhada pelos parlamentares, a maioria dos garimpeiros votou contra a negociação com a Vale.
Manifestação
Segundo os líderes do garimpo, a manifestação de ontem reuniu cerca de 10 mil garimpeiros. A PM não acompanhou o ato. Os quatro agentes enviados pela PF não estimaram o número de garimpeiros.
Após ouvir as reivindicações dos garimpeiros, os parlamentares criticaram a Vale e disseram que a questão da posse de Serra Pelada precisa ser revista.
Depois da reunião, os parlamentares visitaram o garimpo e voltaram para Brasília no final da tarde.
Os garimpeiros devem decidir hoje os nomes de seus representantes na comissão em votação em assembléia.
Vale
O gerente-geral do Projeto Serra Leste da Vale, Luiz Carlos Nepomuceno, disse que os congressistas ficaram convencidos de que a Vale é a proprietária das terras.
Quanto ao pedido de demarcação pelo Exército, Nepomuceno disse que "só para o senador Ernandes Amorim e uma meia dúzia" não ficou claro o direito adquirido na Justiça pela Vale.
"Ganhamos em todas as instâncias judiciais. Uma hora esses parlamentares e os garimpeiros vão chegar a essa conclusão."

Colaborou Andréa de Lima, da Agência Folha

Texto Anterior: Ato pede indenização a morto em passeata
Próximo Texto: Polícia busca sem-terra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.