São Paulo, sábado, 13 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maluf inicia obra sem autorização

DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo iniciou as obras do novo terminal de ônibus da praça Princesa Isabel, no centro, sem ter obtido autorização dos órgãos responsáveis pelo patrimônio histórico.
O terminal fica ao lado do Palácio Campos Elísios, que é tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico de São Paulo) e pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental).
O representante do Instituto dos Arquitetos do Brasil no Conpresp, Lúcio Gomes Machado, afirma que o órgão não foi consultado. "A prefeitura não está cumprindo a lei", diz o arquiteto.
O presidente do Condephaat, Ulpiano Bezerra de Menezes, disse ter recebido na última quinta-feira denúncia de irregularidade na praça Princesa Isabel.
"Pedi que fosse feita uma vistoria, mas ainda não obtive a resposta da equipe técnica", afirmou. "Não sei o que está acontecendo lá, por isso não posso fazer comentários." Menezes disse, porém, que o Condephaat não autorizou nenhuma obra para o local.
A assessoria de imprensa da São Paulo Transportes S.A., empresa municipal que gerencia o transporte na cidade, disse que não foi pedida autorização porque não havia necessidade. "Não estamos criando nada novo. É apenas uma reforma para dar maior comodidade ao usuário", afirmou. "O Condephaat vai acompanhar as obras. Foi marcada uma vistoria para a próxima quarta-feira."
As obras do terminal foram iniciadas no dia 29 de junho. Os pontos das 27 linhas de ônibus foram remanejados para a rua Guainazes, para a alameda Glete e para a praça Princesa Isabel.
Quando concluído, o terminal terá bilheterias, tesouraria, posto de informações, de fiscalização e de polícia e sanitários. O usuário que desembarcar no terminal poderá se transferir para outro ônibus sem precisar pagar nova tarifa.

Texto Anterior: Piloto é acusado de furtar avião em Goiânia
Próximo Texto: Polícia pede dinheiro aos comerciantes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.