São Paulo, sábado, 13 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homens jovens se interessam mais por ciência no computador

RICARDO BONALUME NETO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Garotos de 18 anos são os principais consumidores de divulgação de ciência por via eletrônica.
Esse resultado foi apresentado ontem por Jesus de Paula Assis, do Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior (Nupes) da USP, baseado nos usuários da versão eletrônica da revista "Ciência Hoje", publicada pela própria SBPC.
Os dados são baseados em um meio de divulgação pré-Internet no Brasil, o BBS (sigla de "Bulletin Board System") da revista, que permitia a usuários equipados com um computador dotado de modem acessar a sua versão eletrônica, e softwares utilitários.
Perfil
"A voga agora é a Internet. No entanto, a experiência do BBS ainda é um guia importante para se saber quem é, o que quer e como se comporta o usuário da Internet", declarou Assis.
"Analisando as fichas de registro de 3.500 usuários do sistema, constatamos que 91% são homens na casa dos 18 anos e que permanecem no sistema, em média, por 20 minutos", afirmou o pesquisador. Apesar da idade dos usuários, a preferência recaiu sobre a revista eletrônica, com um número de retiradas bem superior ao das de jogos ou de imagens.
"Assim, podemos concluir que um bom guia para disseminação de informações na Internet é ter como alvo o público adolescente, com informação fácil de ser consumida (em menos de 20 minutos), dando preferência à apresentação gráfica e em português", disse Assis. "É a partir dessas lições que divulgadores de ciência devem agir na Internet", conclui.

Texto Anterior: Estudo liga estresse à queda da libido
Próximo Texto: Excluídos reclamam; SBPC responde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.