São Paulo, sábado, 13 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo liga estresse à queda da libido

DA REPORTAGEM LOCAL

O estresse durante a gravidez pode causar uma mudança do comportamento sexual dos filhos.
Maria Martha Bernardi, da Faculdade de Medicina Veterinária da USP, estudou o comportamento de ratos fêmeas e machos, filhos de ratas que haviam recebido uma droga que causa ansiedade.
Os resultados do estudo foram apresentados ontem, último dia da 48ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
A pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) mediu o desempenho sexual e a libido dos ratos machos, registrando o número de relações sexuais, ejaculações e período de latência entre elas.
"Vimos que o período de latência aumentou e que os ratos precisavam ter mais relações (montas) para conseguir ejacular. O número de ejaculações também caiu".
Ela também mediu o desempenho e a libido das ratas por meio do "coeficiente de lordose", isto é, quantas vezes a rata adotava a postura típica de acasalamento, quando o animal expõe a genitália.
"O coeficiente caiu consideravelmente", disse.

Texto Anterior: Brasileiros se adaptam melhor aos EUA
Próximo Texto: Homens jovens se interessam mais por ciência no computador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.