São Paulo, sábado, 13 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pelé reforça candidatura do Rio a 2004

ANDRÉ FONTENELLE
DO ENVIADO A ATLANTA

O ministro dos Esportes, Pelé, foi o maior trunfo da apresentação da candidatura carioca aos Jogos de 2004, ontem, ao Comitê Olímpico Internacional, em Atlanta.
As 11 cidades candidatas apresentaram ao COI seus argumentos, numa espécie de exibição preliminar. Os dossiês de candidatura serão entregues até 15 de agosto.
Pelé viajou a Atlanta especialmente para reforçar o lobby carioca. "Eu só jogo em time que ganha. Vai ser um jogo difícil, mas vamos vencer desta vez também."
O presidente da Rio-2004, Ronaldo Cezar Coelho, disse que a candidatura "vai virar uma questão nacional" até o final do ano.
Apesar dos problemas sociais e de criminalidade existentes na cidade, o comitê carioca quer mostrar que o Rio tem infra-estrutura para abrigar a Olimpíada de 2004.
Para provar que a cidade está se transformando social e ambientalmente para os Jogos, dois projetos atualmente em execução são citados: o Favela-Bairro, que visa a urbanizar 85 favelas, e a despoluição da Baía de Guanabara.
Mais um propagandista de peso presente ontem à sessão do COI foi João Havelange, presidente da Fifa (Federação Internacional de Futebol Association).
Outras candidatas também levaram figuras influentes. Roma chegou com o prefeito, Francesco Rutelli, assim como Lille, cujo prefeito, Pierre Mauroy, já foi primeiro-ministro da França.
Pela ordem, se apresentaram ontem Estocolmo (Suécia), San Juan (Porto Rico), Cidade do Cabo (África do Sul), Istambul (Turquia), Atenas (Grécia), Buenos Aires (Argentina), São Petersburgo (Rússia), Roma (Itália), Rio, Lille (França) e Sevilha (Espanha).
O dossiê do Rio apresentado à imprensa era dos mais fracos. Consistia apenas de um livreto em preto e branco, sem fotos.
Buenos Aires apresentou um vídeo com imagens feitas em computador, mostrando como seria a cidade em 2004. A Cidade do Cabo misturou brancos e negros em sua apresentação, destacando o fim da segregação racial na África do Sul.
As candidatas montaram quiosques no hotel Marriott Marquis, reservado ao COB.
(AFt)

Colaborou a Sucursal do Rio

Texto Anterior: Venezuela vai pagar US$ 21,2 mil por ouro; Navratilova namora modelo americana; Pai de Steffi Graf será julgado em setembro; Buenos Aires lança sua 5ª candidatura no COI
Próximo Texto: Paula se contunde, mas diz que corte está descartado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.