São Paulo, domingo, 14 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Delegação 'nasce' na pré-adolescência

VALMIR STORTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Poucas pessoas escolhem uma carreira tão precocemente quanto os brasileiros que vão disputar a Olimpíada de Atlanta. Eles optaram por seus esportes, em média, com 12 anos e 6 meses.
Natação e vôlei de praia são os esportes que têm os extremos das idades de iniciação no esporte.
Os atletas que mais cedo começaram a praticar o esporte em que se destacaram são os nadadores.
Gabrielle Rose e André Cordeiro começaram a se familiarizar com uma piscina aos 4 anos, e André Teixeira, aos 3.
Reinaldo Dias, 42, um dos quatro treinadores da equipe olímpica de natação, incentiva o início da prática ainda na infância.
"É bom que se comece a nadar cedo para se ter uma boa base, mas no Sul já há a consciência que um garoto de 10 anos não deve treinar em ritmo forte."
Dias diz que, a partir dos 7 anos, os treinamentos são ministrados com aumento gradativo da intensidade, até mais ou menos os 15 anos, quando deve-se trabalhar visando a objetivos.
A partir daí, são cerca de 60 km de natação por semana, sendo 80% em baixa intensidade.
Para o médico Vítor Matsudo, que neste ano será juiz do Grande Prêmio de Ciências do Esporte do Congresso Olímpico, não há idade ideal, mas sim programa ideal para começar no esporte.
"O rendimento máximo de um atleta chega após dez anos de treino, e a idade para se começar varia de acordo com o esporte."
Segundo Matsudo, a média de 12 anos é alta e se explica pela falta de rotatividade de esportistas no país.
Adriana Samuel, do vôlei de praia, é quem se decidiu mais tarde por seu esporte -aos 26 anos-, depois de treinar em quadras.
Os demais "indecisos" estão no atletismo. O velocista Osmar Barbosa dos Santos foi o mais demorado.
Ex-bóia-fria, Barbosa, 27, só se decidiu pelo atletismo há dois anos e conseguiu índice para os 400 m e o revezamento 4 x 400 m.
"Nos últimos anos tem havido uma maior divulgação do atletismo no país, o que desperta interesse nas pessoas. Infelizmente, é tarde para alguns. O ideal é que se comece entre os 12 e os 14 anos, com treinos específicos, sem exagero", diz Henrique Viana, técnico para provas de fundo.

Texto Anterior: Judoca pertence a clã esportivo
Próximo Texto: Nadador é o mais 'precoce'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.