São Paulo, domingo, 14 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Restituição deverá ser sacada logo

DA REDAÇÃO

Nesta semana os bancos estarão recebendo o primeiro lote das restituições do Imposto de Renda da declaração entregue em abril passado, referentes ao ano-base de 95.
O primeiro lote envolve 555.108 contribuintes, com valor total de R$ 236,51 milhões, segundo a Secretaria da Receita Federal.
A restituição do IR ficará disponível no banco por um ano, e não mais por 180 dias. Mas desta vez o contribuinte não pode deixar a restituição parada por muito tempo porque, ao contrário da época em que a correção era pela Ufir, o valor recebe juros, e apenas até o mês em que o banco a recebe da Receita. A partir daí o valor da restituição não se altera.
As notificações com a indicação do banco e o valor a ser restituído já foram enviadas para a residência dos contribuintes, pelo correio, informa a Receita Federal.
No total, são 639.690 notificações. Conforme a Receita, 36.072 contribuintes terão imposto a pagar. Outros 48.510 estão isentos.
O valor da restituição já foi corrigido em 4,99% -equivalentes à variação da taxa Selic (que remunera os títulos públicos no overnight) de maio a junho, mais 1% referente ao mês de julho.
É a mesma regra para o pagamento de débitos fiscais em atraso. No mês em que o tributo é pago o juro é de 1% porque a taxa Selic só é conhecida no final de cada mês. No caso da restituição, é 1% para o mês em que ela cai no banco.
Deverão vir mais lotes mensais de restituição do IR até dezembro. O de agosto terá mais um mês de juro pela taxa Selic.
A restituição será paga na agência indicada na notificação. O contribuinte do Imposto de Renda deverá apresentar carteira de identidade e o CIC (Cartão de Identificação do Contribuinte).

Texto Anterior: Havia abuso, afirma advogado
Próximo Texto: Mesbla quer acordo com bancos credores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.