São Paulo, domingo, 14 de julho de 1996
Próximo Texto | Índice

Jundiaí enriquece com "forasteiros"

DA REPORTAGEM LOCAL

A busca por melhor qualidade de vida e imóveis a preços acessíveis está levando muitos moradores da capital paulista a comprar apartamentos em cidades do interior.
Jundiaí é um dos exemplos mais recentes. A cidade tem apresentado um expressivo número de lançamentos imobiliários graças, em grande parte, aos "forasteiros" -principalmente os paulistanos.
Para a construtora Giassetti, por exemplo, tal público já representa metade de todos os imóveis por ela negociados neste ano na cidade.
"Estamos investindo no mercado da capital para tornar essa participação ainda maior", afirma Humberto Giassetti, proprietário da construtora Giassetti.
Segundo empresários da região, o que tem atraído os paulistanos a Jundiaí é, sobretudo, a tranquilidade típica de cidade do interior.
São compradores com perfil de classe média, que trabalham em São Paulo e não se importam de enfrentar, todos os dias, os 60 quilômetros que separam as cidades.
Tranquilidade
Com esse novo público, o mercado imobiliário de Jundiaí está se diversificando. Há imóveis para todas as faixas de preço.
Grandes empresas como a Rossi Residencial, de São Paulo, e a Encol, de Brasília, já começaram a atuar na cidade.
Para os compradores de baixa renda, há a opção das cooperativas habitacionais. A Paulicoop e a CR (Cooperativas Residenciais) estão recebendo inscrições para novos empreendimentos.
Para a Giassetti, o público-alvo é o comprador de classe média. A maior parte dos apartamentos vendidos pela empresa fazem parte de condomínios residenciais com mais de 200 unidades.
"São famílias com renda entre R$ 1.000 e R$ 3.000 por mês que compram nossos imóveis", afirma Humberto Giassetti.
Mas há também opções para quem está procurando algo mais sofisticado. A Ranalli está construindo o edifício Serra dos Cristais, com quatro suítes e até um "home theater" na área comum.
"Apartamentos de alto padrão são mais indicados porque as pessoas saem de São Paulo procurando uma melhor qualidade de vida", diz José Pedro Ranalli, diretor de marketing da empresa.
Já a Fortazzo aposta no caminho inverso. Lançou o flat The Grapes, cujo público-alvo é quem mora em São Paulo e trabalha em Jundiaí.
Nos últimos cinco anos, a cidade recebeu novas fábricas da Coca-Cola, Pepsi-Cola e Klabin, entre outras empresas.

Próximo Texto: Viagem diária não desanima
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.