São Paulo, domingo, 14 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Facilidades atraem comprador

DA REPORTAGEM LOCAL

Dois itens que mais atraem os compradores brasileiros é a facilidade de financiamento do imóvel e a taxa de juro.
Nos EUA, os imóveis podem ser financiados em até 30 anos, com taxas de juro que ficam em torno de 6,5% ao ano.
Como estrangeiro, o brasileiro pode financiar até 70% do valor do imóvel. E ainda pode escolher, entre os bancos, aquele que oferece as melhores taxas.
O comprador também pode optar por uma taxa de juro fixa ou variável. A fixa vale para todo o período de financiamento e fica em torno de 9% ao ano. Dessa forma, ele saberá o valor de todas as prestações que vai pagar.
Flutuação
A taxa variável segue as flutuações do mercado (fica em torno de 6,5% ao ano). Essa taxa não poderá variar mais que seis pontos percentuais ao longo do contrato (no máximo dois pontos por ano).
Segundo Sérgio Tavares Ferrador, 43, diretor da Lelo Construções, que possui escritório em Miami, 90% dos compradores brasileiro optam pela taxa fixa "para evitar uma possível variação".
O cliente pode quitar o imóvel quando quiser. Nesse caso, o juro sobre o valor do tempo de financiamento a ser pago é descontado.
"No Guarujá (Baixada Santista), um bom apartamento de três dormitórios custa entre R$ 150 mil e R$ 200 mil. Com esse valor, dá para comprar em Miami.
"Muita gente opta por Miami devido à facilidade de financiamento", diz Ferrador.
Ele diz ainda que todo financiamento inclui seguro de vida para o comprador -o que garante à família a posse do imóvel em caso de morte do titular.
Desburocratizado
Conseguir financiamento é tarefa fácil, desde que se tenha dinheiro. A burocracia é mínima (veja quadro nesta página). Em cerca de 60 dias é possível ter o financiamento liberado.
"A lei americana diz que todo estrangeiro é bem-vindo para comprar nos Estados Unidos", afirma Gabriela Haddad, diretora da Harmoral International Inc., empresa brasileira que faz administração imobiliária na Flórida.
"Não teve nenhuma enrolação. Eles me deram tudo calculado", diz Gilda Valentin, 56, assessora financeira que realizou a compra do primeiro imóvel no exterior da cantora Elba Ramalho.

Texto Anterior: Brasil é maior mercado da América Latina
Próximo Texto: Algumas ofertas em Miami
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.