São Paulo, domingo, 14 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEMÊNCIA; COLESTEROL; A PALAVRA; SUPERGRAMA; CLIMA; BIOÉTICA; NEUROPSICOLOGIA; MEDICINA

DEMÊNCIA
Cientistas do Hospital Nacional de Neurologia e Neurocirurgia em Londres desenvolveram um sistema de ressonância magnética que poderia detectar males como Alzheimer e Parkinson. Segundo eles, pacientes com mal de Alzheimer perdem tecido cerebral 30 vezes mais rapidamente do que pessoas saudáveis, o que afeta a memória e é notado pelo novo sistema. A técnica permite o acompanhamento permanente da área afetada.

COLESTEROL
Pesquisadores espanhóis desenvolveram um teste para detectar altos níveis de colesterol. Antonio Alcala criou um teste computadorizado que examina os olhos e fornece uma análise personalizada do risco de o paciente ter ataque cardíaco. O teste se baseia no fato de o nervo óptico ser afetado por altos níveis de colesterol.

A PALAVRA
"O estado que gera a regra é diferente daquele que a regra gera"
Friedrich Nietzche (1844-1900), filósofo alemão

SUPERGRAMA
Uma semente de uma fazenda australiana pode originar a primeira planta a ter resistência ao mais popular herbicida do mundo, o glifosato. Um fazendeiro havia tentado limpar uma área de sua propriedade, mas a planta se recusou a morrer. As sementes foram enviadas para a Universidade Charles Sturt, onde os cientistas confirmaram a resistência da planta.

CLIMA
Alterações muito intensas do clima poderão custar a vida de milhões de pessoas no próximo século, segundo estudo da Organização Mundial de Saúde divulgado na semana passada na Conferência sobre Clima, em Genebra (Suíça). O aumento constante da temperatura terrestre aumentará ainda mais epidemias hoje existentes, tais como a malária, e provocará inundações nas regiões litorâneas do planeta.

BIOÉTICA
O jornal oficial do Vaticano, o "L'Osservatore Romano", criticou na semana passada a legislação britânica sobre embriões humanos congelados. Em julho, cerca de 2.500 deles deverão ser destruídos. Motivo: a lei obriga as clínicas de fertilização a eliminarem os embriões que não sejam reclamados por seus "donos" depois de cinco anos da fecundação. "A ciência tem um limite ético que não pode ser rebaixado", disse o jornal papal.

NEUROPSICOLOGIA
O Erro de Descartes, Emoção, Razão e o Cérebro Humano, de António Damásio. Trad. Dora Vicente e Georgina Segurado. Companhia das Letras (r. Bandeira Paulista, 702, cj.72, CEP 04532-002, SP, tel. 011/866-0801). 330 págs. R$ 26,50.
O neurobiólogo português revê o papel das emoções na tomada de decisões e sugere hipóteses sobre o funcionamento do cérebro.

MEDICINA
Melatonina, O Relógio Biológico, de Helion Póvoa, Celio Mendes e Denise Quinet Pifano. Imago Editora (r. Santos Rodrigues, 201-A, Rio de Janeiro, CEP 20250-430, tel. 021/293-1092). 99 págs. R$ 15.
A obra discute o papel do hormônio produzido pela glândula pineal e compila as pesquisas mais recentes sobre a ação da melatonina no organismo.

Texto Anterior: Empresa procura gene que causa velhice
Próximo Texto: Mosquitos podem transmitir Ébola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.