São Paulo, domingo, 14 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anthony Fauci; Luc Montagnier; Robert Gallo

Anthony Fauci
O médico Anthony Fauci, 55, é uma espécie de "chefe" da pesquisa de Aids realizada em laboratórios do governo americano. É diretor associado do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas e diretor do setor de Aids da instituição. O estudo do mecanismo de estímulo do sistema imunológico está entre as suas principais pesquisas. Fauci estuda principalmente a ação das células de defesa do organismo conhecidas como CD8, primas e estimuladoras das CD4, as vítimas preferidas do HIV.

Luc Montagnier
O francês Luc Montagnier, 63, e sua equipe do Instituto Pasteur (França) foram os primeiros a isolar o vírus que causa a Aids, em maio de 1983. Na época, sabia que tinha isolado um vírus que causava imunodeficiência -os que destróem as células de defesa do organismo. Chamou-o de LAV (sigla em inglês para Vírus Associado à Linfadenopatia), por tê-lo obtido em um paciente com aumento nos gânglios linfáticos. Montagnier foi o primeiro a pedir uma patente para o teste de detecção do vírus HIV.

Robert Gallo
O norte-americano Robert Gallo, 59, foi um dos pioneiros na identificação do vírus da Aids e do retrovírus, mas perdeu para para Montagnier a disputa pela primazia do isolamento do HIV. Em 1983, Gallo recebeu do francês amostras do vírus LAV para estudo. Elas contaminaram as dos vírus estudados por Gallo, que reclamou para si a descoberta. A disputa -também uma briga por uma patente rendosa- só acabou em 1994. Hoje, os ex-rivais defendem a mesma linha de pesquisa: insistir mais no estudo do reforço do sistema de defesa do organismo.

Texto Anterior: Saiba como a nova droga age contra a doença
Próximo Texto: No Brasil, só 5% podem comprar remédios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.