São Paulo, domingo, 14 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Método de Ho avalia melhor

JAIRO BOUER
DO ENVIADO ESPECIAL

O melhor meio de avaliar como a Aids está se desenvolvendo é "contar" a quantidade de vírus HIV presente na corrente sanguínea (carga viral).
A medida mais utilizada anteriormente era a contagem do número de linfócitos CD4 (células de defesa).
Pacientes com contagens mais baixas exigiam terapias mais agressivas.
David Ho e seus colaboradores descobriram que a carga viral tem uma correlação muito maior com a evolução da doença do que a contagem das CD4.
Ho mostrou que 62% dos pacientes com carga viral alta desenvolviam Aids em cinco anos. Apenas 8% dos pacientes com carga viral baixa apresentavam a doença em cinco anos.
A partir daí, o grupo do pesquisador passou a defender o uso de potentes drogas antivirais para baixar a carga viral do paciente e melhorar sua chance de ter uma boa evolução.
A terapia combinada precisa ser avaliada periodicamente. A avaliação mais precisa da ação das drogas também é obtida com a medição da carga viral.
Níveis imperceptíveis do material genético do vírus significam que as drogas estão funcionando. Já existem vários tipos de testes nos laboratórios americanos para avaliação da carga viral.
(JB)

Texto Anterior: David Ho foi a estrela do encontro
Próximo Texto: Lugar de criança é na escola?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.