São Paulo, domingo, 14 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Psicóticos infestam 'soaps' dos EUA

ELAINE GUERINI
DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de 30% dos personagens das soap operas norte-americanas apresentam um ou mais desvios de personalidade.
Essa é a conclusão de um estudo realizado pelo psiquiatra Scott Snyder, professor da Universidade da Geórgia.
Snyder diagnosticou cem personagens ao acompanhar dez horas de exibição de cinco soap operas dos EUA.
São elas: "General Hospital", "All my Children", "Another World", "Loving" e "The Young and the Restless" -essa última é exibida atualmente pela TV paga brasileira (canal Sony Entertainment).
"A incidência de desvios de personalidade é 12 vezes maior em soap operas do que na vida real", disse Snyder, em entrevista por telefone, de Athens, na Geórgia.
Em seu estudo, o psiquiatra diagnosticou principalmente personagens psicopatas, alienados, impulsivos, agressivos, exibicionistas, obcecados pela aparência, gente com problemas de auto-estima e com tendência a levar vantagem em tudo.
Popularidade
Segundo Snyder, quanto mais personagens problemáticos, maior a popularidade da soap opera nos EUA.
As produções que registraram o maior número de "comportamentos inadequados" foram "The Young and the Restless", "All My Children" e "General Hospital".
"Os telespectadores se identificam com o lado bom e o mau. Mas os caras maus, inclusive os psicopatas, são mais populares porque acabam se tornando os tipos mais interessantes. Ao contrário dos bonzinhos, eles não são maçantes", afirma.
O único problema apontado pelo psiquiatra é a influência que esses personagens podem exercer sobre o público infantil e adolescente -as cinco soap operas analisadas são exibidas nos períodos da manhã e da tarde nos EUA.
"Se a pessoa se acostuma com esse tipo de comportamento na TV, a tendência é achar normal apresentar um desvio de personalidade na vida real", diz Snyder.
Mulheres
Além de diagnosticar os desvios, Snyder também detectou qual o sexo mais propenso a sofrer desses problemas na ficção.
"Um aspecto interessante é que a maioria dos personagens que apresentam distúrbios nas soap operas são mulheres e geralmente jovens", conta.

Texto Anterior: Trama das 19h deve tender para o cômico
Próximo Texto: TVs prestam serviços via Internet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.