São Paulo, domingo, 14 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trama das 19h deve tender para o cômico

DA REPORTAGEM LOCAL

Especialistas em telenovelas afirmam que "Vira Lata" sofre da "maldição do horário". Tradicionalmente, a Globo apresenta comédias voltadas ao público mais jovem na faixa das 19h.
"É preciso fazer rir. O texto não pode ser romântico como o das seis e nem dramático como o das oito", diz Renata Pallottini, 65, professora de dramaturgia e membro do núcleo de telenovela da ECA (Escola de Comunicações e Artes).
Segundo Maria de Lourdes Motter, 54, que também faz parte do núcleo, "Vira Lata" tenta divertir explorando os mal-entendidos entre os personagens. "Mas esses atropelos não provocam o riso e nem deixam a história se desenrolar."
Para as especialistas, "Vira Lata" segue os moldes de "Quatro por Quatro" -outra novela escrita por Carlos Lombardi.
"É fácil constatar que alguns de seus personagens estão sempre com alguma parte do corpo à mostra. Nas duas novelas, o ator Humberto Martins (que agora vive o personagem Lênin) ou mostra o peito ou as pernas", afirma Maria de Lourdes.
"Essa estética do peito nu é bem aceita entre os cariocas. Mas, para quem assiste em outros Estados, a atitude pode ser entendida como exibicionismo", diz Renata.

Texto Anterior: Personagens neuróticos estressam telespectador de "Vira Lata"
Próximo Texto: Psicóticos infestam 'soaps' dos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.