São Paulo, domingo, 14 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bateria é mais exigida durante meses de inverno

DA REPORTAGEM LOCAL

Cuidados básicos com a parte elétrica do veículo e manutenção preventiva evitam danos à bateria e ao alternador (dispositivo que recarrega a energia da bateria a partir da rotação do motor).
A vida útil de uma bateria varia de acordo com as condições de uso e do tipo do componente.
Baterias convencionais duram, em média, dois anos. As seladas -que não requerem trocas de solução (água destilada)-, três anos. Essas últimas custam, em geral, 25% a mais.
A bateria que não precisa de reposição de água dispensa cuidados constantes -a única prevenção, que também é comum às convencionais, é verificar periodicamente as condições de uso do alternador.
Quando a bateria começa a perder a energia armazenada, provavelmente há problemas no alternador ou no regulador de voltagem, que pode descarregar ou sobrecarregar a bateria.
Mau contato nos conectores ligados à bateria e baixo nível de solução também podem causar falhas, ou até danos. Os primeiros sintomas de falhas na parte elétrica são dificuldade em dar partida e luzes fracas no painel.
"A cada partida, há descarga elétrica da bateria para acionar o motor. Quanto mais partidas seguidas, maior a probabilidade de descarregá-la", diz Fabio Zandona, da Freedom Baterias.
O veículo também não deve permanecer por muito tempo parado, sem ser ligado -a bateria pode se descarregar facilmente.
Pelo menos a cada três meses deve-se completar o nível de solução -apenas com água destilada.
A solução precisa manter coberta as placas internas de chumbo. Também é preciso limpar os pólos do acúmulo de zinabre (substância corrosiva), que pode ser evitado com a aplicação de vaselina.
As montadoras recomendam diferentes tipos de bateria para cada modelo. As baterias de carros de passeio costumam ter 12 volts e diferem quanto à amperagem (intensidade de corrente elétrica).
Um Omega com computador de bordo, ar-condicionado e direção hidráulica, por exemplo, necessita de uma bateria de maior amperagem (63 ampères, em média) do que um Gol Plus (40 ampères).
Os preços das baterias também variam muito. Para um mesmo Gol, os valores podem variar entre R$ 45 e R$ 70 -para um Omega, o preço pode chegar a até R$ 110.

Texto Anterior: "Agora sinto falta da documentação"
Próximo Texto: Mitsubishi lança novo utilitário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.