São Paulo, domingo, 14 de julho de 1996
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Corsa e Fiesta são rivais por excelência

DA REPORTAGEM LOCAL

Semelhanças
1 Motor de 1.000 cc
2 Injeção eletrônica multiponto
3 Preços iguais
4 Mesmo nível de conforto e acabamento interno

Entre os "populares", os novos Ford Fiesta 1.0 e Chevrolet Corsa Wind MPFI são concorrentes por excelência. Semelhanças e diferenças tornam acirrada a disputa entre os dois modelos.
Para começar, ambos têm identidade visual própria. O design do painel do Fiesta segue linhas ovais e elipsóides, o mesmo motivo que inspira o desenho externo, principalmente na grade e nos faróis.
O Corsa também tem seu padrão. As formas circulares, presentes na traseira, também se manifestam no interior do Chevrolet.
Interior
O nível das forrações são semelhantes. Os tecidos dos bancos e portas são de boa qualidade, com desenhos modernos e cores vivas. Até o revestimento de plástico agrada.
O quesito espaço interno provoca um empate. Quem vai à frente do Corsa encontra mais espaço para os braços e pernas.
Mas se os passageiros do Fiesta perdem na frente, ganham quando viajam atrás, em razão da maior altura do teto, principalmente junto às janelas.
As diferenças começam no banco do motorista.
A posição de dirigir do modelo da Ford é mais confortável. A direção -pode ser hidráulica, como item opcional- responde bem às manobras apressadas do trânsito urbano; o câmbio é preciso, com engates rápidos; e o diâmetro e a empunhadura do volante corretos melhoram a direção.
Seu maior defeito é o volante baixo demais, que atrapalha a leitura do quadro de instrumentos.
No "popular" da Chevrolet é tudo diferente. O volante é muito grande, o câmbio às vezes "engasga" numa troca de marcha e a posição do banco não é tão confortável quanto a do Fiesta.
Desempenho
Quando se acelera, as posições se invertem. Com 16% a mais de potência do que o rival, o motor do Corsa garante acelerações e retomadas mais fortes.
Em baixa rotação, condição de funcionamento na cidade, o Corsa tem mais força em ultrapassagens, o que garante mais segurança.
Apesar de mais fraquinho, o motor do Fiesta compensa produzindo menos barulho. Dos fabricados no Brasil, é o mais moderno. É o único motor "popular" projetado especialmente para comportar a injeção eletrônica.
A suspensão dos dois modelos tem comportamento similar. O Fiesta é somente um pouco mais estável; o Corsa, mais macio.

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