São Paulo, segunda-feira, 15 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

80 garimpeiros vão a Brasília pedir apoio de parlamentares

Trabalhadores reivindicam direito de explorar área

IRINEU MACHADO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO LUÍS

Um grupo de 80 garimpeiros saiu na tarde de ontem em dois ônibus de Serra Pelada (Curionópolis-PA) para Brasília, onde está prevista para amanhã uma reunião com parlamentares para discutir o impasse com a Companhia Vale do Rio Doce.
As sondas de pesquisa da Vale do Rio Doce em Serra Pelada estão paralisadas pelos garimpeiros desde 3 de maio.
Os garimpeiros reivindicam o pagamento de indenizações e o direito de exploração do garimpo, que a Vale mantém apoiada pela Justiça.
Em Brasília, os garimpeiros vão pedir apoio dos deputados e senadores para manter a decisão de não negociar com a Vale.
CPI
Os garimpeiros querem também a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a situação de posse da área pela Vale, que consideram irregular. A empresa diz que a posse foi obtida legalmente.
Segundo a Vale, a paralisação das sondas é prejudicial às próprias lideranças dos garimpeiros, que vão acabar tendo de pagar indenização à empresa.
A Justiça definiu pagamento de multa de R$ 10 mil por dia de paralisação. O prejuízo da Vale com a paralisação e o atraso nas pesquisas já ultrapassa R$ 5 milhões.
Na última sexta-feira, em Serra Pelada, os garimpeiros se reuniram com senadores e deputados federais. No encontro, os parlamentares decidiram solicitar ao Exército a imediata demarcação da área disputada pela Vale e pelos trabalhadores.

Texto Anterior: Suspeita de corrupção provoca queda de diretor de energética
Próximo Texto: Erundina faz campanha do 'sim'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.