São Paulo, segunda-feira, 15 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

As versões

As versões sobre a morte de Lamarca
O que diz o general Nilton Cerqueira
- Os três militares comandados por Cerqueira -a equipe Águia- engatilham suas armas e se aproximam dos dois homens deitados. A dez metros de distância, Zequinha percebe a aproximação e grita para Lamarca: "capitão, os homens estão aí". Zequinha corre e começa o tiroteio. Lamarca também corre e é abatido 15 metros à frente. Caído, responde a seis perguntas feitas por Cerqueira. Morre antes de responder à sétima. Zequinha, ferido, é perseguido por dois militares. Atira uma pedra em um dos soldados e é morto com uma rajada de tiros.
- A equipe Tigre estava a 600 metros do local. Ouvindo o tiroteio, acelerou sua marcha, mas quando chegou ao local Zequinha e Lamarca já estavam mortos.

O que diz Genésio Nunes Araújo
- A equipe Águia entra na mata. Minutos depois, Genésio ouve duas rajadas de tiros. Logo a seguir, Cerqueira se aproxima, diz que "está terminada a nossa missão" e manda Genésio pegar o corpo de Lamarca. Genésio diz que, entre os tiros e o chamado, não teria havido tempo para o longo diálogo entre Cerqueira e Lamarca. O carcereiro encontra o corpo deitado aos pés da baraúna.
- Os dois corpos são retirados do local e levados para o campo de futebol em Brotas de Macaúbas, onde ficam expostos. Nenhuma outra equipe chegou ao local onde Lamarca foi morto.

O que diz João Queiróz
- Horas depois da morte, vai ao local e constata que a baraúna e a pedra onde Lamarca teria deitado a cabeça apresentam muitas marcas de tiros.
- As equipes Tigre e Charles, que faziam operações na região, estavam longe da localidade de Pintada, onde os dois foram mortos. Uma das equipes estava na região de Água Verde (a 12km de Pintada) e a outra em Quebra Machado (a 9km do local).

Texto Anterior: Carcereiro e policial contestam Exército
Próximo Texto: Moradores ainda temem falar do episódio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.