São Paulo, segunda-feira, 15 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Viagem ao centro da Terra inclui rochas e metais

KATHY WOLLARD

"O que aconteceria se pudéssemos escavar até perfurar o planeta?", pergunta Scott Bernardo, 9, de Nova York.
É impossível perfurar a Terra -pelo menos, por enquanto. É que quanto mais fundo você escava, maior fica a pressão em cima de você. Mas, se fosse possível, eis o que você encontraria na escavação imaginária e quando saísse do outro lado.
Para perfurar o mundo -ou seja, seu diâmetro-, você teria de percorrer mais do que 12.700 km e um terreno variado. Você poderia começar a escavação no seu quintal. Perfurado o solo, você encontraria rocha. Isso porque a terra do seu quintal fica sobre a crosta terrestre, a qual se estende por entre 24 e 48 km sob os continentes. Sob os oceanos, ela se estende por apenas uns 5 km abaixo do leito oceânico.
Debaixo da crosta, há uma camada muito mais espessa chamada manto, com mais ou menos 2.900 km de espessura. O manto é feito de rochas sólidas e derretidas, que se encontram sob pressão enorme.
Passada essa etapa, você chegaria ao núcleo da Terra, que se estende por outros 3.200 km. Ele é quentíssimo: parte dele é feito de metais derretidos, em estado líquido, principalmente ferro.
Como a maior parte do planeta fica sobre o núcleo, é este que aguenta a maior pressão. Os cientistas acham que debaixo do metal líquido existe uma bola de ferro sólido. Apesar do calor, a enorme pressão mantém as moléculas de ferro tão apertadas umas contra as outras que o ferro não se derrete.
Depois de perfurado o núcleo de ferro sólido da Terra, você teria de passar pelas mesmas camadas e, então, sair do lado oposto do planeta. Onde? Provavelmente num quintal do outro lado do planeta. Onde você com certeza não estaria é no espaço sideral. O único jeito de chegar lá é sair da Terra com velocidade suficiente para se libertar da gravidade da Terra -pelo menos 40 mil km/h.

Perguntas para Kathy Wollard devem ser enviadas em inglês para P.O. Box 4564, Grand Central Station, New York, NY, 10163.

Texto Anterior: Qual o lugar em que mais chove no mundo
Próximo Texto: Desacelere e diga 'oh yeah' para o Beck
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.