São Paulo, segunda-feira, 15 de julho de 1996
Próximo Texto | Índice

O NOVO PERFIL DA SBPC

Encerrada a 48ª reunião anual da SBPC, observa-se uma nítida mudança no perfil de atuação da entidade. O fato de, após 19 anos, o evento ter-se realizado mais uma vez na PUC simboliza o fim de um ciclo histórico de acentuada politização das reuniões.
Com efeito, o 29º encontro, realizado em 1977, reunira ali a nata dos intelectuais ligados ao então MDB, sob severa vigilância do regime militar, que fora duramente criticado na reunião de 76. Em sua tarefa de catalisar a elite pensante oposicionista para reprovar os efeitos do "milagre econômico", clamar pelo fim da censura e exigir a democratização, a SBPC cumpria um importante e necessário papel de polarização contra os governos militares autoritários.
Seria exagero dizer que a entidade vive agora uma crise de identidade. Nota-se apenas que, passadas as circunstâncias desfavoráveis à liberdade de pensamento e expressão, a pauta propriamente política perdeu relevância, e as reuniões tiveram de priorizar a discussão da produção científica. Aliás, em uma das poucas atitudes mais politizadas da SBPC nos últimos anos, pedindo a renúncia de Collor, o então ministro da Ciência e Tecnologia ameaçou cortar as verbas da entidade. Também lamentável foi o desprezo com que o Senado tratou a recomendação da SBPC para que o Sivam fosse implementado pela comunidade científica nacional. Sinais claros de que ainda é limitado o poder de influência dos cientistas nas decisões de governo.
A SBPC não está pois isenta de desafios. Tendo superado uma histórica tendência nacionalista que a levou a defender equívocos como a reserva de mercado, pode agora colaborar propositivamente para a definição de uma política de desenvolvimento industrial, bem como para a busca de nichos de excelência tecnológica necessários à inserção do país na economia global, com uma política de divulgação científica que atraia recursos privados. Não foi ainda o que se observou no encontro deste ano. Mas é tarefa de importância inegável.

Próximo Texto: COMO O AR
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.