São Paulo, segunda-feira, 15 de julho de 1996
Texto Anterior | Índice

Reflexão; Impunidade; Camuflado; Distinção; Critérios; Rodízio; Deficientes; Repúdio; Portugal; Crítica; Saúde; Impostos; Espiritismo

Reflexão
"Segundo o presidente, o Brasil 'carrega nas costas cinco séculos de atraso' (artigo dele, na Folha, em 30/6).
Pergunto-me: já está incluído o período de um ano e meio do seu governo? Ou será que teremos que considerá-lo como acréscimo?
E mais: será que o 'Theos' decidiu agora premiar o Brasil com um 'colonizador' inspirado? Esperemos que essa questão tenha resposta afirmativa..."
José Augusto de Souza (Taubaté, SP)

Impunidade
"Impressionante nosso país. Discute-se se esse ou aquele funcionário público pode ou não autuar, mas não se questionam as infrações de trânsito que efetivamente foram cometidas.
Pelo contrário. Alguns jornais transformam motoristas, ou melhor, quase criminosos em vítimas. Essas, em alto e bom som, dizem que vão se livrar na Justiça de suas multas. Nós, que respeitamos as leis e não cometemos infrações, passamos por idiotas."
Jaques Mendel Rechter (São Paulo, SP)

Camuflado
"Os preconceituosos, os conspiradores e os golpistas sempre se utilizaram da propagação subliminar para conseguir seus intentos. No caso dos constantes ataques aos juízes classistas da Justiça do Trabalho, não é diferente.
Camuflada atrás desses ataques ignominiosos e falsos está a tenebrosa intenção de exterminar com a própria Justiça do Trabalho, logo em seguida."
Paulo Roberto de Figueiredo, diretor do Sindicato dos Eletricitários de Furnas e DME -Sindefurnas (Passos, MG)

Distinção
"Em 'Jobim e Lamarca' (11/7), Carlos Heitor Cony nivela Lamarca com os membros da Resistência, na França.
Erra. Enquanto os franceses lutavam contra invasores, Lamarca assassinava um militar desarmado a coronhadas e assaltava bancos matando seguranças e funcionários, todos compatriotas.
Lamarca foi um assassino, facínora e covarde, enquanto os membros da Resistência foram heróis de verdade."
José Maurício de Toledo Murgel (Jaú, SP)

Critérios
"Classifico como lamentável o consulado norte-americano em São Paulo negar o visto de entrada aos nossos atletas aeróbicos, enquanto os atletas cubanos pedem e ganham asilo político nos EUA quase que na hora. Que critérios discriminatórios são esses?"
Cristina Van Wanroorj (São Paulo, SP)

Rodízio
"Como eleitor do sr. Feldmann, deploro sua proposta em relação ao rodízio de veículos. Como eu, médico, que percorro 60 quilômetros por dia de automóvel, farei para trabalhar? Minha atividade não permite atrasos ou faltas.
Trate de punir os poderosos, como as indústrias automobilísticas e outros, que não seguem a legislação antipoluição. Exija a regulagem dos motores poluidores! Paguei seguros e IPVA. Exijo o direito que tenho de ir e vir quando bem entender ou necessitar."
Ruben Muller (São Paulo, SP)

Deficientes
"Os Jogos Olímpicos de Atlanta estão aí e a Folha novamente saiu na frente. Não tenho dúvida de que nós, leitores, poderemos contar com esse mesmo empenho durante a cobertura dos jogos. Mas será que o mesmo pode ser dito com relação às Olimpíadas Especiais para Deficientes Físicos? A falta de informações a respeito é grande..."
Sonia Nissae Sakurai (Mogi das Cruzes, SP)

Repúdio
"Das mais absurdas a notícia de que um dos representantes do povo paulistano apresentou 600 reivindicações para dar nome de artistas americanos já mortos para várias ruas de São Paulo."
Irnak Cardoso Malta (Taubaté, SP)

Portugal
"Registrei com extrema simpatia e agradecimento, na edição de 24/6, uma série de reportagens sobre Portugal, assinadas pelos jornalistas e professores Pasquale Cipro Neto e Ulisses Infante.
O conteúdo cultural das reportagens reforça a idéia que já tenho do cuidado e esmera da Folha no tratamento desses assuntos que, com a sua qualidade, prestam um altíssimo serviço à promoção de Portugal."
José Carlos Mégre, diretor da Icep - Investimentos, Comércio e Turismo de Portugal (São Paulo, SP)

Crítica
"Como dizia Abelardo Barbosa, o famoso Chacrinha, 'na televisão nada se cria, tudo se copia'. O novo sucesso da TV Globo, 'Sai de Baixo', nada mais é do que pura cópia de programas antigos como Família Trapo, Grande Família, Tamanho Família."
Fernando Islam Al-Egypto (Rio de Janeiro, RJ)

Saúde
"Os que conhecem as filas da morte nos hospitais universitários sabem a quantidade de vidas dos pobres que serão salvas com os recursos para a Saúde. Quando alguém, finalmente, dá uma solução, todos esbravejam.
Gostaria de ver essa fúria contra os inúmeros outros impostos que assolam o país, mais pesados que os míseros 0,20%. Aguenta Jatene! Os que iam morrer te agradecem."
Luiz Fernando Pinheiro Franco (São Paulo, SP)
*
Impostos
"Dando sequência ao festival de sangria em nossos bolsos, sugiro a criação de mais estes impostos: ACMF, para ajudar o Antonio Carlos a fazer spa; Impostel, hotel para os sem-teto; Impostur, para FHC pagar suas viagens; Impostúmulo, para as vítimas de chacinas e hospitais públicos; Impostículo, para a criação do hospital dos sacos-cheios. E, só para sacramentar, o definitivo: IPMFNPPTI -Imposto Para Manter Fernando No Poder Por Tempo Indeterminado. É o delírio!"
Jurcy Querido Moreira (Guaratinguetá, SP)
*
"Entre o imposto do cheque e o desconforto de assistir diariamente na TV cenas de horror dos doentes que recorrem à Saúde, prefiro ainda a CPMF.
O PT fechou questão contra o imposto do cheque. E também revalidou pelo voto de sua bancada a 'insalubre' aposentadoria do professor universitário. A teoria da 'verdadeira oposição'."
Milton Torres Dantas (Recife, PE)
*
"Na 2ª Conferência Estadual de Saúde, em junho passado, como delegada, abstive-me na votação da CPMF por achar que a discussão não seria mais um imposto e sim a reforma fiscal e tributária. Como meu amigo Berzoini, acho que é burra, 'camuflatória'!
Mas tenho que solidarizar-me com meu amigo Eduardo Jorge. Se alguém no partido achar que ele merece ser punido por ter votado, com conhecimento de causa, em um 'projeto', que rediscuta nossa ação para construir uma sociedade mais justa neste país."
Roseli L. Macedo Leal (São Paulo, SP)

Espiritismo
"No 'Painel do Leitor' de 8/7, o sr. Luiz Roberto Turatti faz algumas insinuações sobre a doutrina espírita que demonstram sua total ignorância a respeito, pois trata-se de coisa séria, muito mais do que ele imagina".
Florivaldo Cardoso (São Paulo, SP)

Texto Anterior: A verdade histórica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.