São Paulo, segunda-feira, 15 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folegandros faz isolamento valer a pena

CLÁUDIA PAS
DO UNIVERSO ONLINE, NA GRÉCIA

Folegandros, localizada entre Síkinos e Mílos, é a ilha perfeita para aqueles que buscam isolamento e tranquilidade. Cheia de recantos ainda selvagens e praias desertas, a cada ano atrai turistas em busca de solidão e contato com a natureza.
Sua estrutura turística, até há bem pouco bastante precária, vem melhorando bastante a cada verão.
Como todo o arquipélago, suas principais atrações são as praias. Destacam-se as de Agali, Agios Georgios, Vardia e Livadi.
Hora, a capital da ilha, fica situada a 4 km ao norte do porto de Karavostassi, no alto de uma colina, e não oferece nada além de restaurantes, supermercados, correio e uma agência de viagens.
Assim como Amorgós, durante os meses de junho e setembro a ilha recebe um pequeno número de viajantes europeus e, em julho e agosto, vira reduto dos gregos.
Como uma das alternativas aos banhos de mar está a caminhada da vila de Hora, por uma trilha montanhosa, até a caverna de Chrissospilia, com estalagmites e estalactites. Entrada gratuita.
Ao norte de Hora, situa-se a vila de Ano Meria, passagem obrigatória para a praia de Agios Georgios, onde você visita o pequeno museu de ecologia e folclore que exibe algumas das técnicas e tradições agrícolas típicas das Cíclades.
Entre as atrações dessa ilha está o café e restaurante Folegandros, onde é possível comer uns dos melhores pratos do arquipélago.
Totalmente ao ar livre, sem espaço interno, abre das 8h à 1h graças ao esforço do garçom Nikos, que trabalha sozinho durante todo o dia movido a muito bom humor.
Nikos fala cinco línguas e serve com alegria pratos como o souvlaki de camarão com arroz ao molho de cenouras (1.800 dracmas, ou aproximadamente R$ 7) e o espaguete a Pirofani (com molho à base de queijo feta e especiarias, que custa 1.000 dracmas, ou R$ 4).
Para chegar a Folegandros você pode partir de Náxos, onde dois barcos ligam as ilhas várias vezes por semana. Folegandros fica a quatro horas de barco de Náxos, a duas horas de Íos e três horas de Santorini.

Texto Anterior: Vento esfria sol mediterrâneo
Próximo Texto: Ilha de Amorgós satisfaz a todos os gostos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.