São Paulo, terça-feira, 16 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival começa com tango e MPB

SYLVIA COLOMBO
ENVIADA ESPECIAL A CAMPOS DO JORDÃO

Hermeto Pascoal e Heartbreakers se destacam no primeiro fim-de-semana

Festival começa com tango MPB
Ópera, tango e música brasileira encerraram a primeira semana do 27º Festival de Inverno de Campos do Jordão, que vai até dia 28.
O segundo final de semana do evento começou com a apresentação do multiinstrumentista Hermeto Pascoal ao lado da Orquestra Jazz Sinfônica, na noite de sexta-feira. O repertório privilegiou clássicos da MPB e algumas composições do próprio músico.
Depois da apresentação de Hermeto, Campos viveu a noite mais fria de seu inverno até aqui. O termômetro do Horto Florestal registrou a marca de -2,2 graus.
A MPB voltou a dar o tom na apresentação dos Heartbreakers junto com o trombolista Raul de Souza, no sábado. Dorival Caymmi, Pixinguinha e Ary Barroso foram revisitados pela orquestra, que se apresentou no palco externo do auditório Cláudio Santoro, onde acontecem shows gratuitos.
A italiana Aprille Millo se apresentou no sábado à noite, mostrando trechos de obras italianas.
No domingo, Atilio Stampone e seu octeto mostraram arranjos de orquestra para tangos famosos, como "El Día Que Me Quieras".
Bolsistas
Pela primeira vez desde sua criação, o festival vai premiar o melhor bolsista da temporada com uma bolsa de estudos no exterior. O prêmio Eleazar de Carvalho foi criado para homenagear o maestro, que, doente, não pôde participar do festival.
Apesar da iniciativa, o programa pedagógico do evento sofreu alguns revezes neste ano. Além de ter diminuído o número de bolsas devido aos custos -de quase 400 para 200-, alguns estudantes de música popular não puderam viajar e estão tendo que fazer as atividades em São Paulo.
Para Sígrido Levental, coordenador pedagógico do festival, o programa de bolsa é essencial. "Não podemos separar as atividades com os estudantes das apresentações, senão descaracterizaríamos o evento." Tradicionalmente, os bolsistas selecionados passam o mês todo em Campos, tendo aulas de manhã e à tarde e assistindo aos espetáculos à noite.
"O envolvimento dos alunos com a atividade artística cresce devido ao convívio diário e à dedicação exclusiva. Até o frio faz parte desse envolvimento", diz.
Estão previstas duas apresentações dos bolsistas. No dia 21, mostram a "Missa de Requiem", de Verdi, e, no dia 28, encerrando o evento, "Colombo", de Carlos Gomes. O programa deve ser reformulado a partir das próximas edições. Um centro de cultura e convivência está em projeto.

Texto Anterior: Powerbooks em Praga
Próximo Texto: Fassbinder é tema de mostra e ciclo no MIS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.