São Paulo, terça-feira, 16 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arquiteto defende abertura

DA REPORTAGEM LOCAL

Oscar Niemeyer aceitou imediatamente a idéia de que a fundação que leva seu nome se tornasse responsável pelos direitos de imagem sobre suas obras. "Eles sugeriram, fiquei de acordo", diz o arquiteto.
Niemeyer não se mostra preocupado com o uso de suas obras. "Não cuido disso. Mas procuro acompanhar, faço o possível para saírem coisas corretas."
Para Niemeyer, o importante é que a fundação abra suas portas para obras de outros artistas.
"Ela deve cuidar dos problemas da arquitetura de um modo geral. Deve promover os arquitetos jovens que têm talento. Não deve ser voltada só para o trabalho de Oscar Niemeyer. Seria uma bobagem."
No momento, o arquiteto prepara-se para viajar para Veneza em setembro. Leva para lá o material que será exposto na Bienal de Arquitetura em Veneza.
Acompanha ainda o desenvolvimento de mais três projetos: a Associação Luso-Brasileira, o Museu de Brasília e o Museu de Niterói.
"O Museu de Niterói deve ser inaugurado em dois meses", diz o arquiteto. "Todos os outros projetos estão prontos."
Ibirapuera
Outro projeto em andamento é o plano diretor que elaborou para o parque Ibirapuera.
No dia 8 de julho, o arquiteto entregou à prefeitura um plano para transformar o parque em um centro de artes.
O projeto -que prevê a desapropriação de 88 imóveis e dois terrenos no perímetro do Ibirapuera- provocou polêmica.
Segundo Niemeyer, está em planejamento uma exposição do projeto. Mostraria o estudo realizado pelo arquiteto sobre o parque -data e local ainda não foram confirmados.
"Fiz um estudo sobre o parque, mostrando por que deve ser preservado. Esse parecer seria exposto, para que o povo possa ler a explicação que demos. É um estudo complexo, que precisa ser lido."
A exposição deve incluir o projeto feito pelo arquiteto para um auditório no parque, que teria capacidade para 2 mil pessoas.

Texto Anterior: Niemeyer libera exploração de sua obra
Próximo Texto: Isaac Hayes anuncia vinda ao Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.